Pplware

OnePlus procura saber o que leva um smartphone a entrar em combustão

O caso teve lugar na Índia e felizmente não existem feridos a reportar. No entanto, quando um smartphone entra em combustão levantam-se sempre alguns alertas e procuram apurar-se as razões. Neste caso, foi um OnePlus One, que não explodiu, mas que sem razão aparente irrompeu em chamas.

Está longe de ser um fenómeno inédito, mas é a primeira vez que ocorre com um smartphone OnePlus.


De acordo com o relato de uma fonte próxima do proprietário do smartphone, o casso ocorreu pelas 3:15 da madrugada. O terminal em questão, um OnePlus One, não estava sequer ligado à tomada a carregar. Algo que deixou o seu respetivo dono perplexo com o desfecho, além do susto que lhe interrompeu o sono.

O que leva um smartphone a entrar em combustão?

Com efeito, o mesmo afirma ter acordado com dificuldades em respirar. Foi pelas três horas e quinze da madrugada que o mesmo se terá levantado para encontrar o seu smartphone em chamas. Em seguida, terá agido com cabeça fria e apagado as chamas com água, pondo termo à ameaça latente.

O caso foi exposto em seguida nas redes sociais. Aí, fonte próxima da pessoa a quem ocorreu o infortúnio, apela  à OnePlus, apurando também responsabilidades. Afirmando que o preço baixo dos seus produtos atrai todo um mercado de jovens consumidores, Chaiti Narula chama também a empresa a assumir responsabilidade.

Vemos, desde logo, que pouco sobrou do smartphone em questão. O OnePlus One, o primeiro terminal lançado pela empresa (abril de 2014). Naturalmente, ainda existe um grande mercado de equipamentos em segunda mão, com a tecnológica chinesa a ser uma das fabricantes dominantes no país em questão, a Índia.

Em questão está um smartphone OnePlus One

Ainda de acordo com a mesma fonte, o terminal não estava a carregar quando o caso se deu. Mesmo assim, o smartphone entrou em combustão, com as fotografias a evidenciarem o inchaço da bateria. Ao propósito, note-se a quebra do ecrã, resultante da aplicação de força proveniente do seu interior, tal como o painel traseiro.

O equipamento é construído maioritariamente em plástico, material que ficou irremediavelmente danificado e deformado. Além disso, notamos o claro recorte, ou silhueta, da localização de bateria, a fonte mais comum destas avarias sérias e que neste caso acabaram por carbonizar o terminal.

 

Até ao momento cumpre ser dito que não há registo de ocorrências similares, ainda que o smartphone tenha já mais de cinco anos. Como tal, os componentes da bateria podem começar a tornar-se instáveis. Daí podem resultar cenários como este, em que a mesma acaba por inchar e, em casos extremos, entra em combustão.

A OnePlus já deu início às investigações

A empresa reconheceu o sucedido e, em declarações ao site First Post, afirmou já estar a investigar o sucedido. Para tal, contactarão o utilizador que até ao momento escolheu permanecer anónimo. Até lá, não podemos isolar uma única causa para o problema, ainda que a mais provável seja a supracitada bateria.

Este tipo de situações continua a ocorrer, esporadicamente, com uma das últimas a afetar um Galaxy S10. Ao propósito, esse caso está ainda a ser investigado pela Samsung, sem causas apuradas até ao momento. Já independentemente destas, o desfecho foi similar, com o smartphone a entrar em combustão.

Por fim, há certos sinais e cuidados a ter em conta. O primeiro é a presença de algum inchaço na bateria. Nesse caso, deverá trocar imediatamente a mesma, ou levar o smartphone a um centro de reparação. Além disso, evite deixar o terminal a carregar durante a noite inteira, muito menos debaixo da almofada.

Relembramos que as baterias de iões de lítio, componente que alberga a energia necessária para o funcionamento do smartphone, possui componentes voláteis. Como tal, alguma perfuração da mesma, ou sujeição a temperaturas altas, pode causar uma instabilidade catastrófica na mesma.

Leia mais…

Exit mobile version