Com o OnePlus 6T, lançado em outubro de 2018 a empresa chinesa removeu a porta áudio P2 do seu smartphone Android. Falamos da conhecida porta jack de 3,5 mm para auscultadores ou auriculares. Contudo, vemos agora mais indícios em torno do seu sucessor, o OnePlus 7 que pode voltar a adotar esta característica.
Em causa estão duas imagens de capas de proteção, não oficiais, que parecem indicar a sua presença.
Ainda que estas capas de proteção possam não ter qualquer ponto de contacto com o produto real, certo é que nos aproximamos da sua provável data de apresentação. Com efeito, esperamos que o OnePlus 7 chegue durante o próximo mês de maio, ou o mais tardar em junho de 2019. Já a sua chegada ao mercado deverá ocorrer pouco depois, sendo um dos últimos dispositivos Android de topo para a primeira metade do ano.
O que esperar do próximo smartphone Android da OnePlus?
Entretanto, já vimos uma fuga de informação a prometer uma versão Pro para este smartphone. Mesmo com rumores confusos, não descartamos a hipótese de existir um OnePlus 7 já preparado para as redes 5G, bem como uma versão 4G LTE.
A nova tese foi levantada por várias publicações chinesas, partilhando como base as duas novas imagens desta capa de proteção. No entanto, este orifício poderá ser para outra funcionalidade. Provavelmente destina-se ao microfone principal do smartphone. Aliás, aparenta ser demasiado estreito para o típico jack de 3,5 mm.
Ainda assim, é uma hipótese que continua em cima da mesa, isto se tivermos em consideração o planeamento estratégico. Mas parece-nos estranho que depois de remover esta característica no seu smartphone Android mais atual, passados 6 meses volte a dar um passo a atrás.
O OnePlus 7 deve chegar no próximo mês de maio
No seu interior teremos indubitavelmente o Snapdragon 855 da Qualcomm. Além disso, contamos agora com uma câmara tripla neste Android. Mais ainda, o seu ecrã Super AMOLED pode agora aumentar para as 6,67”, mantendo a resolução Full-HD+. Sem esquecer ainda um total de 8 a 10 GB de memória RAM.
Voltando à temática da capa de proteção, repare-se na nova referência ao orifício no topo da mesma, tal como na imagem anterior. Contudo, na imagem acima o orifício está localizado na margem inferior, verificando-se o oposto na segunda imagem. Ainda assim, era importante não esquecer do microfone secundário.
Com efeito, na atual geração deste smartphone Android, o OnePlus 6T (bem como o OnePlus 6), este microfone secundário está localizado na aresta superior. Assim sendo, coincide com o orifício representado na capa de proteção. Já, por outro lado, vemos a ranhura para o que poderá ser a câmara frontal pop-up.
Este sim, um traço ou caraterística plausível. Ao passo que o regresso da porta P2 é improvável, a presença de uma câmara retrátil já começa a ser aceite. Ainda assim, só com a sua apresentação oficial é que poderemos ter a certeza. Uma só câmara frontal, ao passo que na traseira poderemos ter até três sensores fotográficos.
Contamos ainda com um altifalante único na sua aresta inferior, bem como uma porta USB do Tipo C. Tudo isto, claro, partindo do pressuposto que existirá apenas uma configuração física para este smartphone Android. E, mesmo que exista mais do que uma versão, dificilmente teremos traços físicos distintos entre as versões.