A tecnológica chinesa está a fazer chegar uma nova versão da sua OxygenOS, em versão de testes – Open Beta – aos seus smartphones Android de 2018 e 2017. Assim, está na hora de ficar a conhecer as novidades da Open Beta 21, 13, 33 e 31 para os OnePlus 6 / 6T e OnePlus 5 / 5T respetivamente. Agora, veja tudo o que muda!
Estamos perante a mais recente versão do firmware oficial, acessível ao grande público.
Ao propósito, relembramos que as versões de teste visam dar a conhecer novas funcionalidades aos utilizadores, enquanto a empresa colhe o valioso feedback. Desse modo, há uma sinergia entre os utilizadores que, em troca do acesso prévio, ajudam a reportar erros e problemas, auxiliando assim os programadores.
Open Beta 21 e 13 para os OnePlus 6 e OnePlus 6T
Em virtude desta realidade, é com naturalidade que vemos correções de erros e otimizações de desempenho com a nova Open Beta. Aliás, este é um traço já caraterístico das versões de teste, presente em praticamente todas as iterações da mesma. Ao mesmo tempo, temos também melhorias para algumas apps de sistema.
No entanto, com a nova Open Beta, as principais melhorias concentram-se na aplicação Meteorologia, uma app nativa da OxygenOS. Aí será mais simples reordenar as cidades e respetivos cartões. Há ainda a possibilidade de continuar a utilizar esta aplicação, mesmo sem lhe conceder permissões de acesso à localização GPS.
Salientamos também as melhorias presentes na aplicação Telefone. Aí, de acordo com a marca, será agora mais simples e mais gratificante pesquisar um contacto. De igual modo, temos mais otimizações para as Respostas Rápidas, sendo também possível editar qualquer uma das opções predefinidas como resposta rápida.
Já a chegar a ambos os smartphones Android
As novidades listadas no fórum oficial para a geração de smartphones Android lançada 2018, abrange essencialmente quatro pontos. Em seguida, temos o changelog, ou a lista oficial de mudanças constantes na nova distribuição.
Sistema:
- Correções de erros gerais e melhorias de estabilidade
Gravador de ecrã:
- Adição da indicação das FPS (frames por segundo) para dar maior controlo sobre as gravações efetuadas
Meteorologia
- Melhoria na experiência de scroll e no folhear entre as páginas
- Os cartões de meteorologia para várias cidades podem agora ser ordenados, ou eliminados, ao tocar neles e manter a pressão.
- Otimização da experiência de utilização ao tornar possível a utilização da app, mesmo sem conceder permissões de acesso à localização precisa / GPS.
Telefone
- Melhoria nos efeitos e animações de transição entre as páginas
- Melhoria da experiência de utilização ao pesquisar contactos
- Otimização nas Respostas Rápidas para chamadas rejeitadas, além de já ser possível editar as Respostas Rápidas predefinidas.
Zen Mode (OnePlus 5 /5T)
- Adição do Zen Mode para o ajudar a pousar o smartphone e afastar-se do ecrã durante 20 minutos
Por fim, apontamos que a mais recente versão do firmware já está a chegar aos utilizadores via OTA (over the air). Chegará a todos os que já estejam a utilizar uma versão de testes (Open Beta). Já, para os demais, será necessário esperar pela próxima distribuição de uma compilação estável.
https://twitter.com/mehulvmehta/status/1081035007458754567
De qualquer modo, pode aceder e descarregar manualmente o firmware através da página oficial de downloads. Aí encontrará os ficheiros para o OnePlus 6, bem como para o OnePlus 6T.
Open Beta 35 e 33 para o OnePlus 5 e OnePlus 5T
Ao mesmo tempo, a marca deu a saber que também a geração de smartphones em questão passará a testar o Android Q. Assim, não faltará muito até que também os dispositivos lançados em 2017 possam usufruir e experimentar as versões de teste da próxima grande versão do sistema operativo da Google, a 10.ª versão.
Por outras palavras, estas versões do sistema deverão figurar nas próximas compilações Open Beta. Desse modo, também se explica o “final” associado a esta leva de firmware. Algo que agradará a todos os utilizadores que ainda se mantenham com ambos os smartphones, já com cerca de dois anos no mercado.
Big love to regular updates and More power to our future-proof devices.#NeverSettle #Happy2019 https://t.co/ogEtkgoUkA
— OnePlus Support (@OnePlus_Support) January 2, 2019
Ainda que estas atualizações possam parecer frívolas, ou irrelevantes, são precisamente o contrário. Ao propósito, assim que o Android Q chegar ao OnePlus 5, esta será a quarta grande atualização da versão do sistema operativo Android a chegar ao terminal. Ora, quantas fabricantes prestam a mesma assistência?
Por fim, estas novidades já estão a ser distribuídas aos utilizadores de ambos os smartphones via OTA (over the air). Portanto, se já estava a utilizar uma versão da Open Beta, receberá automaticamente a versão 35, ou 33. Em contraste, se está a utilizar uma versão estável, terá que esperar pela próxima distribuição.
Alternativamente, poderá encontrar o firmware oficial através desta ligação, na página da OnePlus.