A Microsoft desenvolveu uma aplicação de fotografia e vídeo que tem a intenção de obter melhores resultados que a aplicação nativa do iOS.
Será que a app Microsoft Pix consegue de facto surpreender e trazer para o iPhone e iPad tecnologia inteligente de captura de imagem Microsoft? É isso que vamos ver.
Microsoft Pix para iOS
Muito provavelmente a Microsoft desenvolveu para o iPhone e iPad da Apple aquela que será a app de fotografia mais fácil de usar da actualidade. Alguns passos que outras passam para a esfera do utilizador, com os necessários acertos manuais, esta faz de forma automatizada. Isso traz mérito a quem implementa automatismos inteligentes nas aplicações.
Esta app é como ter dentro do seu iPhone um fotografo profissional, como refere a Microsoft, que depois de clicar no obturador ele irá analisar a imagem, escolher as melhores e automatizar o processo de melhoramento dos aspectos da fotografia.
Esta app optimiza automaticamente a focagem, cores e exposição. Como há um melhoramento instantâneo da imagem, a aplicação permite que clique na imagem para comparar o antes e o depois de aplicar as optimizações.
Mas o que propõe a Microsoft aos utilizadores Apple?
Trazer para dentro do ecossistema iOS o Microsoft Pix é oferecer gratuitamente aos utilizadores uma ferramenta que tem por trás um conjunto de algoritmos inteligentes para automaticamente analisar cada foto e melhorar o seu aspecto recorrendo à alteração dos vários aspectos relacionados com a imagem.
A Microsoft Pix traz algumas funcionalidades que sempre esperou encontrar numa app da sua câmara. Pode fazer fotografia, vídeo, ter uma área de edição de imagem, uma galeria de exposição do material capturado e as mecânicas de partilha que hoje são essenciais.
A Microsoft refere que esta app diferencia-se de tudo o resto porque tem 3 caminhos adoptados de forma estratégica:
- Pessoas primeiro – As pessoas são o assunto mais importante numa fotografia, assim a app Microsoft Pix usa várias funcionalidades inteligentes para ajudar a melhorar o aspecto das pessoas, sem que isso seja mais um encardo de pós produção.
- Inteligência – Esta app recorre bastante a algoritmos inteligentes, desta forma é como se dentro da app estivesse um fotógrafo profissional que mexe nas definições, escolhe as melhores fotos e melhora o resultado final em tempo real.
- Diversão – Este é um ponto onde o programa Microsoft Pix tem mais influência, pois tira a parte maçuda das mãos do utilizador, acrescenta diversão quando tira fotos e faz vídeo recorrendo a funcionalidades como pequenos clips de vídeo em loop, dando a sensação de movimento numa fotografia, um pouco a evolução do que a app nativa da Apple chama de Live. Além disso, o Time Lapse, com tecnologia Hyperlapse, faz toda a diferença e torna esta aplicação imbatível. Estabilidade a uma velocidade alucinante traz de facto muita diversão à captura de vídeo.
Esta aplicação requer o iOS 9.0 ou posterior. É somente compatível com iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPad Air, iPad Air Wi-Fi + Cellular, iPad mini 2, iPad mini 2 Wi-Fi + Cellular, iPad Air 2, iPad Air 2 Wi-Fi + Cellular, iPad mini 3, iPad mini 3 Wi-Fi + Cellular, iPad mini 4, iPad mini 4 Wi-Fi + Cellular, iPad Pro de 12,9 polegadas, iPad Pro de 12,9 polegadas Wi-Fi + Cellular, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas Wi-Fi + Cellular e iPod touch (6ª geração).
Só há para iOS?
Sim, para já apenas está disponível para o sistema operativo da Apple, contudo a empresa já fez saber que a mesma aplicação sairá em breve quer para Android quer para o seu sistema operativo, o Windows 10 Mobile.
A nossa opinião
De facto o Time-Lapse consegue melhorias significativas, contudo os outros modos, embora com alguns automatismos de melhoramento, não trazem um grande incremento ao que a Apple apresenta. Esta app da Microsoft é, sem dúvida, mais simples de usar, mas poderia ser melhor no capítulo da edição de imagem, aqui fica a perder para a nativa do iOS.