Pplware

Google Play: Não confie nas avaliações

A avaliação das aplicações na sua loja é fundamental para muitos utilizadores no momento de fazer ou não o seu download. Ver quantas estrelas tem e ler alguns comentários é algo que pode fazer a diferença. Mas isso poderá deixar de fazer sentido.

Há cada vez mais avaliações falsas que poderão estar a sobrevalorizar muitas aplicações na Play Store da Google.

A análise das avaliações de uma aplicação móvel tem que ser sempre feita com algum cuidado. Há sempre aqueles utilizadores que avaliam mesmo antes de testarem e, por isso, ler os comentários poderá ser fundamental. Ainda assim, é preciso ter cautela e não confiar em tudo o que se lê.

Há uns dias, a aplicação do WhatsApp recebeu a sua mais recente atualização que suscitou inúmeras novas avaliações com classificação de 5 estrelas e que eram claramente falsas.

Mas o WhatsApp não fui o único a ser atingido por esta onda da avaliações falsas. Segundo avança o The Next Web, são inúmeras as aplicações a receber nota máxima e comentários positivos de bots nos últimos dias.

 

“this is a great game and lots fun to play”

Este comentário com 5 estrelas faria sentido associado à aplicação de um jogo. No Messenger do Facebook deixa de fazer qualquer sentido. Mas a verdade é que as avaliações falsas detetadas têm como traço geral a associação a jogos e à sua jogabilidade.

Estas avaliações estão associadas ao Messenger, no entanto, estão também espalhadas por aplicações como o Chrome ou o Gmail.

 

Mais avaliações positivas são sinónimo de maior credibilidade?

De uma forma geral, quando vemos uma aplicação com 3 estrelas a dominar e uma do mesmo género com 5 estrelas, a escolha entre ambas é quase óbvia, principalmente nas aplicações pagas.

A Google tem mecanismos para detetar este tipo de avaliações, no entanto, os bots parecem estar a ser utilizados de uma forma bastante estratégica e daí serem encontradas avaliações como as da imagem acima em aplicações que, à partida, não tem necessidade de aumentar a sua avaliação.

Estes bots fazem avaliações falsas de 5 estrelas em várias aplicações e também misturam avaliações de menor valor para que tenham mais “credibilidade” no filtro da Google, passando de despercebidos.

Um sinal de que as avaliações de bots estão a aumentar é o facto de, na última semana, o Messenger ter recebido mais de 3000 avaliações de 5 estrelas relacionadas com jogos, tendo, de 1 de janeiro a 26 de março de 2017, recebido 4500 avaliações do mesmo género, segundo a AppAnnie.

Este indicador não se encontra apenas em crescimento na app do Messenger, mas sim de uma forma globalizada por toda a loja de aplicações.

Para as grandes aplicações que todos instalamos com certa confiança, este tipo de avaliações falsas não fará grande diferença. No entanto, aplicações com conteúdo malicioso e com uma grande avaliação de bots poderá ser prejudicial para o próprio utilizador que confiou na boa avaliação.

Fonte: The Next Web

 

Leia também:
Exit mobile version