Pplware

Clarity Keyboard, uma nova abordagem aos teclados para Android

Os teclados dos smartphones têm, nos últimos anos, sofrido uma mudança radical. Depois de serem simples formas de introdução de texto passaram a ter a inteligência necessária para corrigir os utilizadores.

Ainda não são a forma perfeita e final, mas conseguem já aliviar grande parte das tarefas dos utilizadores, no que toca à introdução de texto.

A SwiftKey lançou agora um novo teclado, ainda em teste e numa beta pública, que quer levar este conceito ainda mais longe. Vamos conhecer o Clarity Keyboard.

O Clarity Keyboard é uma experiência que a SwitfKey está a levar a cabo e que pretende melhorar a forma como os utilizadores introduzem texto nos smartphones.

Não é um produto terminado, mas consegue mostrar já alguns caminhos que vão ser seguidos muito em breve para a sua aplicação principal, sendo uma montra do que melhor conseguem idealizar e produzir.

Por ser um produto em desenvolvimento tem ainda algumas limitações, mas que qualquer utilizador consegue ultrapassar e suprimir, podendo ser usado já de imediato.

A grande melhoria do Clarity Keyboard está ao nível da forma como corrige o texto dos utilizadores, perdendo a capacidade de corrigir palavra a palavra, mas compensando de forma total ao ter a possibilidade de corrigir frases inteiras.

Outro ponto positivo do Clarity Keyboard é que é ainda mais simples remover as correcções feitas, bastando fazer um swipe para que tudo volte ao que estava antes.

Algo que tem evoluído bastante nos últimos anos, e que o Clarity Keyboard tem presente, é a capacidade destes softwares aprenderem com o utilizador. O Clarity Keyboard consegue ler e aprender os termos que o utilizador mais usa e depois ajustar-se para a sua utilização.

anterior próxima

Mas porque este é ainda um trabalho em curso, o Clarity Keyboard tem algumas limitações. A primeira dela é que apenas tem disponível o idioma Inglês, procurando sempre corrigir as palavras do utilizador para esta linguagem.

Há ainda outras lacunas, de opções cada vez mais usadas. Os emojis ainda não o acompanham e a sempre usada barra de apresentação de palavras ainda não está presente.

Certamente que a SwiftKey irá fazer crescer o Clarity Keyboard e dar-lhe as necessárias funcionalidades adicionais. É desta forma que vai cativar o seu tão fiel público e sobressair face à concorrência, cada vez mais aguerrida e com argumentos de peso.

Não sendo um teclado que deva ser usado no dia-a-dia, o Clarity Keyboard mostra claramente que a SwiftKey está a trabalhar para criar teclados ainda melhores e com uma ainda maior independência, procurando facilitar aos utilizadores a tarefa de escrever.

Fica mais tempo para se exprimirem e menos para pensarem a forma como escrevem. Este último ponto fica a cargo do Clarity Keyboard.

Exit mobile version