Os teclados dos smartphones têm, nos últimos anos, sofrido uma mudança radical. Depois de serem simples formas de introdução de texto passaram a ter a inteligência necessária para corrigir os utilizadores.
Ainda não são a forma perfeita e final, mas conseguem já aliviar grande parte das tarefas dos utilizadores, no que toca à introdução de texto.
A SwiftKey lançou agora um novo teclado, ainda em teste e numa beta pública, que quer levar este conceito ainda mais longe. Vamos conhecer o Clarity Keyboard.
O Clarity Keyboard é uma experiência que a SwitfKey está a levar a cabo e que pretende melhorar a forma como os utilizadores introduzem texto nos smartphones.
Não é um produto terminado, mas consegue mostrar já alguns caminhos que vão ser seguidos muito em breve para a sua aplicação principal, sendo uma montra do que melhor conseguem idealizar e produzir.
Por ser um produto em desenvolvimento tem ainda algumas limitações, mas que qualquer utilizador consegue ultrapassar e suprimir, podendo ser usado já de imediato.
A grande melhoria do Clarity Keyboard está ao nível da forma como corrige o texto dos utilizadores, perdendo a capacidade de corrigir palavra a palavra, mas compensando de forma total ao ter a possibilidade de corrigir frases inteiras.
Outro ponto positivo do Clarity Keyboard é que é ainda mais simples remover as correcções feitas, bastando fazer um swipe para que tudo volte ao que estava antes.
Algo que tem evoluído bastante nos últimos anos, e que o Clarity Keyboard tem presente, é a capacidade destes softwares aprenderem com o utilizador. O Clarity Keyboard consegue ler e aprender os termos que o utilizador mais usa e depois ajustar-se para a sua utilização.
Mas porque este é ainda um trabalho em curso, o Clarity Keyboard tem algumas limitações. A primeira dela é que apenas tem disponível o idioma Inglês, procurando sempre corrigir as palavras do utilizador para esta linguagem.
Há ainda outras lacunas, de opções cada vez mais usadas. Os emojis ainda não o acompanham e a sempre usada barra de apresentação de palavras ainda não está presente.
Certamente que a SwiftKey irá fazer crescer o Clarity Keyboard e dar-lhe as necessárias funcionalidades adicionais. É desta forma que vai cativar o seu tão fiel público e sobressair face à concorrência, cada vez mais aguerrida e com argumentos de peso.
Não sendo um teclado que deva ser usado no dia-a-dia, o Clarity Keyboard mostra claramente que a SwiftKey está a trabalhar para criar teclados ainda melhores e com uma ainda maior independência, procurando facilitar aos utilizadores a tarefa de escrever.
Fica mais tempo para se exprimirem e menos para pensarem a forma como escrevem. Este último ponto fica a cargo do Clarity Keyboard.