Pplware

5 aplicações para encontrar o amor da sua vida

O mundo da tecnologia traz ferramentas que não servem só para trabalhar e navegar na Internet à procura de novidades comerciais, industriais, lúdicas ou mesmo sociais. Há um vasto mundo de aplicações que ajudam as pessoas a encontrar a sua cara metade e o amor.

Hoje trazemos aplicações que muitos conhecem, embora não revelem, para encontrar a sua cara metade. Vamos falar em aplicações de encontros.

É um assunto semi-tabu para quase todos os que usam. Ninguém admite que usa porque precisa de ajuda tecnológica para encontrar a sua cara metade. Na verdade, o mundo concebeu um novo método de socializar e de concentrar as pessoas em sítios… sítios online, claro.

Estas aplicações movimentam milhões de utilizadores, já uniram milhares de casais e há relações formadas há anos dentro destas aplicações. Todos os dias produzem-se milhões de mensagens privadas e cada vez estão mais em voga, em todas as classes sociais.

 

Tinder

Esta aplicação é um verdadeiro caso de sucesso, uma forma electrónica de cupido. Após 10 mil milhões de pares, o Tinder transformou o modo como as pessoas se conhecem pelo mundo fora. É muito mais do que uma aplicação de encontros.

O Tinder é uma poderosa ferramenta para conhecer pessoas, alargar o seu grupo social, conhecer gente nos locais por onde viaja e descobrir pessoas que, de outra forma, nunca conheceria. Neste serviço é fácil e divertido criar novas ligações, basta passar para a direita para gostar de alguém ou passar para a esquerda se não gostar. Simples, verdade?

Se alguém também gostar de si, fazem par! Converse online com os seus pares, deixe o telefone, saia de casa e tenha experiências novas no mundo real. É tão simples como isso!

A app é mesmo simples de usar, basta descarregar, instalar, fazer login com o Facebook e está já apto a conhecer muita gente.

Homepage: Tinder
Preço: Gratuito

 

happn

A Internet diz-nos que esta é a app de encontros mais criteriosa, embora mais pequena que o Tinder. Uma funcionalidade interessante, caso o utilizador que conhecemos na app se cruze connosco, o seu perfil aparecerá na linha do tempo da app. Mas há depois uma série de funcionalidades interessantes. Em Portugal ainda não é um caso de sucesso, mas tem já muitos utilizadores.

Estas informações que saltam nas notificações permitem, a qualquer momento, que possamos consultar o perfil no mural, informação que deverá ser criteriosa, ou perde o interesse. A app indica o número de vezes que as pessoas se cruzaram, bem como o local e a hora a que se cruzaram.

Dá mesmo para dar um Like… aquele toque mais discreto para mostrar algum interesse.

Homepage: happn
Preço: Gratuito

 

Plenty of Fish

Esta é actualmente uma das aplicações gratuitas para solteiros que permite mensagens ilimitadas e que é considerada uma das maiores aplicações de encontros online, com três milhões de utilizadores por dia.

Cada vez há mais pessoas a usar estas plataformas, em especial o POF para criar ligações.

No final de 2014, o serviço e a app estavam a ser utilizados por mais de 90 milhões de solteiros registados! A cada 2 minutos, um casal conhece-se no POF, quer isto dizer que está na moda travar amizades e relações online.

Homepage: Plenty of Fish
Preço: Gratuito

 

OkCupid Dating

Esta é igualmente uma app que tem crescido nas preferências, pese o facto de ter começado no browser e de continuar a dar preferência a essa plataforma. Conta com mais de 3 milhões de utilizadores que pretendem conhecer os outros participantes nesta aventura de encontrar a cara metade pela Internet, alias, há milhares de histórias de casais que se conheceram na Internet e constituíram família.

anterior próxima

O OKCupid “conhece” os seus utilizadores, publicando vários updates com as preferências de encontros dos seus utilizadores. O facto que ter uma selecção de perguntas e respostas, faz com que seja mais fácil conseguir “descartar” quem não lhe interessa.

Homepage: OkCupid Dating
Preço: Gratuito

 

Meetic

O Meetic é o principal site de pesquisa de parceiros e amizade na Europa, líder europeu de encontros pela Internet. Além da plataforma na Internet, graças aos avanços tecnológicos, o Meetic é uma das poucas empresas do sector em Portugal a ter desenvolvido todos os serviços para que também estejam disponíveis em telemóvel.

A marca é a mais reconhecida em termos de pesquisa de amor e amizade na Internet, segundo afirmam os seus responsáveis. No Meetic tem como intenção encontrar muitas pessoas com os mesmos interesses e o site permite fazer esse “ponto de encontro”.

É muito fácil começar a utilizar o Meetic: basta fazer a inscrição gratuita, criar o perfil… e começar imediatamente a visitar perfis e a procurar a pessoa que pretende!

Homepage: Meetic
Preço: Gratuito

 

Em resumo…

A Internet é um meio onde hoje estão todos de qualquer idade com vontade de conhecer pessoas. Em Portugal, há um crescente interesse nestes serviços por parte de uma faixa etária mais madura, dos 55 aos 64 anos, o que nos permite afirmar que a Internet hoje, e mais concretamente os serviços de encontros, já não é só para os mais novos.

Portugueses nas plataformas de online dating

Para compreender como se caracteriza a população portuguesa no que aos utilizadores de Internet e aos seus hábitos diz respeito, recorreu-se aos dados do estudo realizado pelo OberCom “A Internet em Portugal – Sociedade em Rede 2014”. No referido estudo, que tem por base dados do inquérito Sociedade em Rede (2013), verificou-se que 55,2% dos inquiridos afirmam serem utilizadores da Internet sendo que 51% pertencem ao género masculino e 49% ao género feminino.

Desses utilizadores, 72,9% afirmaram que utilizavam a Internet numa base diária e 38,5% recorrem a tecnologia móvel como os smartphones ou tablets para aceder à mesma. Comparando com anos anteriores, os números relativos à utilização de dispositivos móveis apontam para uma tendência progressiva de transição dos hábitos online para as plataformas móveis.

Cruzando o uso com variáveis sociológicas chave como a escolaridade e idade, segundo os dados apresentados, à medida que a escolaridade aumenta, verifica-se também um incremento do número de utilizadores. Por seu turno, no que concerne à idade, à medida que esta aumenta verifica-se uma diminuição do número de utilizadores. São aprofundadas as razões pelas quais os utilizadores se ligam à Internet, relativamente a hábitos, consumos e no que às redes sociais diz respeito. No inquérito apenas foi contemplada uma rede social de online dating embora não exclusiva, o Badoo, na qual 3,2% dos inquiridos afirmam que tinham perfil criado.

No entanto, e de acordo com os dados do estudo em análise, 9,1% daqueles registados em redes sociais afirmam que o motivo por estarem nestas tinha sido com o intuito de iniciar/potenciar uma relação. O que permite deduzir que as redes sociais online podem ser consideradas um meio propício para a procura de um parceiro amoroso. Passando para a apresentação mediada do Eu, os dados mais divulgados pelos inquiridos são referentes a características pessoais como o nome, idade, localidade, emprego 18 e escola. Muitos destes dados são de preenchimento obrigatório ou sugerido no momento de criação de um perfil online.

Em Portugal, o primeiro site dedicado exclusivamente ao online dating a surgir foi o metic.com, no entanto, actualmente existe um grande número de sites que prestam estes serviços sejam estes generalistas e no formato mais tradicional, quer na lógica e dinâmica de funcionamento, quer no público-alvo, sejam sites dedicados a nichos específicos.

Contudo não existem muitos estudos que retratem especificamente os consumos e características dos utilizadores do sector de online dating. Segundo um estudo realizado por Semper (2012) no qual se afirma que 450 mil portugueses procuram, todos os meses, um relacionamento através da Internet, para os solteiros pertencentes à faixa etária entre os 18 e os 30 anos são os sites considerados mais generalistas e informais que têm mais sucesso, recorrendo por exemplo a outras redes sociais como o Facebook ou a aplicações para smartphone que oferecem funcionalidades como a procura em tempo real, restringida a um local específico e destinada a encontros espontâneos, como é o exemplo da aplicação da rede em estudo.

O sector em estudo é considerado um segmento em crescimento registando “um lucro de 4,8 milhões de euros em 2011” sendo que “para 2012 a expectativa é de um crescimento em torno de 10%” (Semper, 2012). Em Portugal, a indústria caracteriza-se por dois tipos de serviço, por um lado serviços considerados premium e que supõe o pagamento de uma mensalidade, cujo target são os utilizadores na faixa dos 30 anos e que estão disponíveis para pagar um serviço mais personalizado e exclusivo. Por outro lado, o “público jovem procura sites mais acessíveis e tiram partido das redes sociais” (Semper, 2012), para além de experimentarem soluções desenvolvidas para smartphones.

Fonte: IUL

Exit mobile version