Pplware

O Firefox OS 2.5 já chegou e pode ser testado… no Android

Não existe muita oferta nos sistemas operativos móveis fora dos três grandes sistemas. Algumas empresas têm tentado conquistar a sua quota, mas dificilmente se conseguem manter activas.

A Mozilla, com o seu Firefox OS tem conseguido mostrar que a ideia que teve não é descabida e que este seu sistema ainda pode conquistar mercados. A nova versão saiu agora e está pronta para ser testada, mesmo onde não se esperaria, no Android.

Os planos da Mozilla para o Firefox OS são claros. Este será o sistema operativo para dispositivos de entrada de gama, a serem comercializados em mercados emergentes, garantindo a todos o acesso a dispositivos inteligentes e com capacidades de ligação à Internet.

Para facilitar a criação de aplicações, um dos principais problemas que estes ecossistemas encontram, a Mozilla criou uma cama de interacção que assenta directamente em tecnologias web, permitindo a criação fácil de aplicações que mais não são do que aplicações web, que funcionam em qualquer sistema e que muitas vezes apenas necessitam de ser adaptadas para correr no Firefox OS.

Versão após versão o Firefox OS mostra-se mais aprimorado e capaz de dar resposta às exigências dos utilizadores. É ainda um sistema verde e sem a maturidade que muitos exigem, mas é plenamente funcional.

A nova versão segue a linha de desenvolvimentos anteriores, que quer tornar este SO numa proposta interessante e atractiva. Não são muitas as novidades que existem, mas as que foram apresentadas mostram bem os trabalhos realizados.

Eis a lista das principais novidades que a Mozilla meteu no Firefox OS 2.5:

Como segue, em certa parte, os desenvolvimentos que podemos ver no browser, este Firefox OS tem funcionalidades que lhe reconhecemos.

Este é mais um passo da Mozilla para ter no mercado o seu sistema operativo próprio, com uma abordagem diferente e totalmente virada para a Internet e para as web apps.

E testar o Firefox OS 2.5 no Android?

Esta nova versão do Firefox OS traz uma novidade, pensada para atrair ainda mais utilizadores, de forma subtil. A acompanhar o Firefox OS 2.5 a Mozilla lançou também uma aplicação para Android que permite que o novo sistema seja testado.

Esta não é mais do que um launcher, que dá ao utilizador todo o look and feel do Firefox OS, garantindo uma experiência de utilização completa.

anterior próxima

Depois de instalado o Firefox OS 2.5 Developer Preview, podem usar o Firefox OS em toda as suas potencialidades. Até as próprias aplicações estão disponíveis e podem ser instaladas.

O Firefox OS 2.5 Developer Preview não está disponível na Play Store pelo que deverá ser descarregado para o smartphone e depois instalado, tendo a instalação a partir de fontes desconhecias activas.

Esta é a forma mais simples de testar o Firefox OS sem terem de o instalar num telefone Android, perdendo todos os dados e correndo o risco de ter problemas.

Firefox OS

Exit mobile version