Não existe muita oferta nos sistemas operativos móveis fora dos três grandes sistemas. Algumas empresas têm tentado conquistar a sua quota, mas dificilmente se conseguem manter activas.
A Mozilla, com o seu Firefox OS tem conseguido mostrar que a ideia que teve não é descabida e que este seu sistema ainda pode conquistar mercados. A nova versão saiu agora e está pronta para ser testada, mesmo onde não se esperaria, no Android.
Os planos da Mozilla para o Firefox OS são claros. Este será o sistema operativo para dispositivos de entrada de gama, a serem comercializados em mercados emergentes, garantindo a todos o acesso a dispositivos inteligentes e com capacidades de ligação à Internet.
Para facilitar a criação de aplicações, um dos principais problemas que estes ecossistemas encontram, a Mozilla criou uma cama de interacção que assenta directamente em tecnologias web, permitindo a criação fácil de aplicações que mais não são do que aplicações web, que funcionam em qualquer sistema e que muitas vezes apenas necessitam de ser adaptadas para correr no Firefox OS.
Versão após versão o Firefox OS mostra-se mais aprimorado e capaz de dar resposta às exigências dos utilizadores. É ainda um sistema verde e sem a maturidade que muitos exigem, mas é plenamente funcional.
A nova versão segue a linha de desenvolvimentos anteriores, que quer tornar este SO numa proposta interessante e atractiva. Não são muitas as novidades que existem, mas as que foram apresentadas mostram bem os trabalhos realizados.
Eis a lista das principais novidades que a Mozilla meteu no Firefox OS 2.5:
- Add-ons: Tal como os add-ons que nos habituámos a usar nos browsers de desktop, o Firefox OS tem agora add-ons que podem alargar as funcionalidades de uma aplicação, várias ou até todas, incluindo o próprio sistema operativo
- Private Browsing com Tracking Protection: Uma nova funcionalidade de protecção de privacidade do Firefox, o Tracking Protection permite aos utilizadores controlarem como a sua actividade de navegação é registada pelos vários sites web.
- Pin the Web: A nova funcionalidade Pin the Web remove a distinção artificial entre as web apps e os web sites e deixa que seja guardado no ecrã principal qualquer site ou página web para consulta posterior.
Como segue, em certa parte, os desenvolvimentos que podemos ver no browser, este Firefox OS tem funcionalidades que lhe reconhecemos.
Este é mais um passo da Mozilla para ter no mercado o seu sistema operativo próprio, com uma abordagem diferente e totalmente virada para a Internet e para as web apps.
E testar o Firefox OS 2.5 no Android?
Esta nova versão do Firefox OS traz uma novidade, pensada para atrair ainda mais utilizadores, de forma subtil. A acompanhar o Firefox OS 2.5 a Mozilla lançou também uma aplicação para Android que permite que o novo sistema seja testado.
Esta não é mais do que um launcher, que dá ao utilizador todo o look and feel do Firefox OS, garantindo uma experiência de utilização completa.
Depois de instalado o Firefox OS 2.5 Developer Preview, podem usar o Firefox OS em toda as suas potencialidades. Até as próprias aplicações estão disponíveis e podem ser instaladas.
O Firefox OS 2.5 Developer Preview não está disponível na Play Store pelo que deverá ser descarregado para o smartphone e depois instalado, tendo a instalação a partir de fontes desconhecias activas.
Esta é a forma mais simples de testar o Firefox OS sem terem de o instalar num telefone Android, perdendo todos os dados e correndo o risco de ter problemas.