Depois de um período onde um pequeno telemóvel era o que estava na moda, atualmente é tudo ao contrário. Grandes ecrãs, grandes baterias… são as principais características dos smartphones que estão na moda atual.
Nas prisões espanholas o destaque vai para o Modu! Saiba porquê.
Além do tráfico de droga, nas prisões o desafio passa muita das vezes por conseguir levar para dentro das instalações equipamentos como smartphones.
Em Portugal são várias as notícias bizarras de presidiários que tentaram a sua sorte, mas na sua maioria sem sucesso. Na vizinha Espanha o sucesso vai para um mini telemóvel, de apenas 20 euros, que tem alcançado o destaque devido à sua dimensão… o Modu.
De acordo com as informações, 90% dos 1500 smartphones apreendidos anualmente nas prisões espanholas são da empresa israelita Modu. Este mini telemóvel, de nome igualmente Modu, tem apenas 40 gramas e as dimensões falam por si.
De acordo com o jornal El Mundo, entre 2000 e 2018 foram apreendidos 13 mil telemóveis nas prisões espanholas sendo que em 2018 foram apreendidos 1606 “mini telemóveis”. Estes telemóveis não têm muitas funcionalidades, resumindo-se apenas à possibilidade de realizar e receber chamadas e SMS. De referir ainda este telemóvel foi lançado em 2008.