Pplware

Qual é o melhor assistente pessoal, Siri ou Google Assistant?

Não estará longe a realidade de podermos ter um assistente pessoal que nos acompanhará para todo o lado, que tem inteligência e nos ajuda em muitas das tarefas do dia-a-dia. A Apple e a Google (não esquecendo o bom trabalho também da Microsoft) têm desenvolvido o que é ainda uma “amostra” de assistente pessoal. O mais recente produto da Google, o Google Assistant, veio substituir o Google Now e podemos ver o seu desempenho no novo Pixel com Android 7.1.

Usando um iPhone 7 Plus e um Pixel XL, podemos comparar a Siri ao Google assistant. Então, qual estará mais maduro e útil?

A Google tem feito um trabalho notável no que toca ao motor de reconhecimento de voz do seu software. Este está bem mais expedito, as respostas já não têm um tom robótico e a qualidade das respostas é cada vez mais apurada. Por sua vez, a Apple nos últimos tempos, mais concretamente com o lançamento do iOS 10, melhorou a performance da Siri e capacitou-a de mais recursos e opções. Mas será que a Siri consegue acompanhar a última inovação da Google?

O YouTuber MKBHD mostrou um vídeo comparativo entre estes dois assistentes pessoais e podemos apreciar os mais recentes desenvolvimentos.

 

Google Assistant com melhor desempenho “humano”

Como podemos ver no vídeo, o YouTuber Marques Brownlee desenvolveu várias questões que colocou quer ao Google Assistant quer à Siri. O serviço da Apple, em vários dos casos, não deu uma resposta de voz mas sim apontou para uma pesquisa, um comportamento que é característico mas, de facto, se recorremos a um assistente pela voz… provavelmente não nos interessa ler ou até nem o conseguimos fazer no momento. Aqui foi onde o Google Assistant deu cartas e conseguiu ser menos “robô” e conversar de facto.

Se no passado o Google Now era muito estático e pouco conversador, face ao que a Siri conseguia fazer, agora está mais “humano”. No que toca a conhecimentos, ambos estão mais equipados para usar a Inteligência Artificial permitindo responder com qualidade e rigor.

A Apple poderá aumentar a utilidade da Siri ao colocar este assistente virtual disponível em aplicações e serviços de terceiros. Mas sem dúvida que o Google Assistant deu um grande passo concreto no que poderá ser o futuro útil dos assistentes pessoais.

Exit mobile version