Nos últimos tempos, temos assistido a uma tendência de crescimento no preço dos smartphones, sendo cada vez mais caro adquirir um destes dispositivos.
A Mediatek, nas palavras do seu diretor geral de vendas, vem destacar esta evolução e afirma que estamos a pagar demasiado pelos nossos smartphones.
Quem acompanha o mercado dos smartphones, certamente tem reparado na tendência de crescimento dos preços. Os topos de gama estão cada vez mais caros, contudo, os modelos de gama média têm também sofrido um aumento. Embora existam algumas marcas que tentem contrariar esta tendência, como é o caso da Xiaomi, a verdade é que poucas são as que seguem este modelo.
Em declarações ao Techradar, Finbarr Moynihan, diretor geral de vendas da Mediatek, afirma que estamos a pagar demasiado pelos smartphones e por funções que nunca iremos usar. Além disso, considera que estamos a chegar a um ponto onde os consumidores atentam cada vez mais à experiência de utilização e à relação qualidade-preço.
Segundo Finbarr, a Mediatek tem observado uma crescente procura por dispositivos com bom desempenho no geral, mas sem extras que elevam o seu preço. Os smartphones de gama média têm crescido nos últimos tempos e já acompanham os topos de gama em algumas tecnologias como os ecrãs 18:9 e as câmaras duplas. No entanto, o responsável da marca chinesa afirma que existe margem para tornar os dispositivos desta gama ainda melhores.
É neste mercado que encaixa o novo Helio 60, um processador que foi desenhado para oferecer ao utilizador aquilo que necessita, sem extras desnecessários e a um preço competitivo. Ou seja, a marca chinesa apostou num processador que promete uma melhor autonomia, um melhor desempenho, um melhor comportamento da câmara, mas sem suporte para tecnologia para realidade virtual, ecrã QuadHD ou modems que suportem 5G.
Este novo SoC promete assim equipar smartphones de gama média, com preços entre 200 e 400€, mas que entreguem ao utilizador tudo o que precisa para o seu dia-a-dia sem pagar um valor exagerado. Embora ainda não existam equipamentos com este processador, a Mediatek conta já com o apoio de marcas como a Xiaomi, Lenovo, Oppo, Gionee e Meizu que irão utilizar este SoC em um ou mais equipamentos.
Embora a Mediatek detete uma oportunidade neste segmento, tendo em conta o seu crescimento, Finbarr refere que continuará a existir espaço para todo o tipo de equipamentos, visto que existirão sempre consumidores quer para smartphones de 100€, como para topos de gama com todo o tipo de tecnologia de ponta.