Pplware

Quer mais segurança no seu smartphone? Vamos encriptá-lo!

Com todas as questões de segurança que têm surgido nos últimos anos, associadas à privacidade e à protecção dos dados, os fabricantes e as empresas de software têm tentado melhorar os seus sistemas.

Uma das medidas mais simples que se pode tomar e que se tem provado como válida é a cifra dos dados nos smartphones. É um processo simples e que qualquer um pode fazer. Mas a pergunta se que impõem é: Sabe fazê-lo e já o está a usar? Se não, vamos aprender como o fazer!

O simples processo de encriptar os dados num smartphone consegue dar uma camada de segurança que até há pouco tempo era impossível ter nestes dispositivos. Sem os códigos de acesso dos equipamentos não adianta a ninguém copiar os dados pois dificilmente terá acesso a estes.

Mas vejamos nos 3 principais sistemas operativos móveis, o iOS, o Android e o Windows 10 Mobile, como é possível activar a encriptação dos equipamentos, garantindo a máxima protecção.

iOS

A Apple foi das primeiras empresas a garantir a encriptação dos seus equipamentos e isso tem-lhe valido uma imagem de segurança máxima, como se provou recentemente no caso contra o FBI.

Desde o iOS 7 que a Apple obriga à encriptação dos iPhones, não tendo os utilizadores de o activar ou sequer configurar. É algo que vem nativamente no sistema.

É sim necessário configurar uma palavra-passe que deve estar sempre activa para a segurança ser efectiva. Para o fazerem, comecem por aceder às Definições.

Depois escolha a opção Touch ID e código. Nesse menu, encontrará a opção para definir um código de acesso ao sistema.

Lembre-se também que pode alterar o tipo de código, podendo usar um código alfanumérico, numérico ou um código numérico de 6 dígitos, cada um com diferentes níveis de segurança.

É apenas isto que precisa fazer para ter o seu iPhone protegido, com os dados encriptados e inacessíveis. Não esqueça que quanto maior e mais complexo for o código, mais difícil será aceder ao equipamento.


Índice

  • Página 1
    • 1 – Introdução
    • 2 – iOS
  • Página 2
    • 3 – Android
  • Página 3
    • 4 – Windows 10 Mobile
    • 5 – Conclusão

Android

A Google tem também no Android estas medidas de segurança. Há no entanto uma diferença que a separa da concorrência. Nas primeiras versões em que a encriptação estava disponível, era facultativa, devido a problemas de performance. Mas nas versões mais recentes esta é imposta e de forma nativa.

 

Android Marshmallow

O Android Marshmallow foi a primeira versão a ter a encriptação activa desde o primeiro momento no sistema operativo. Por essa razão, aqui não é também necessário aos utilizadores activarem-na. Basta que definam um código ou palavra-passe para que de imediato a protecção esteja activa.

Abram então as Definições e acedam a Segurança. Nesse menu encontra-se a opção para Bloqueio de ecrã, onde podem definir várias formas de protecção.

Lembrem-se que apenas o Padrão, PIN ou Palavra-passe oferecem uma segurança efectiva. As restantes servem apenas para proteger o smartphone de utilização indevida quando estiver no bolso.

Há ainda a possibilidade de obrigar à introdução de um código no momento do arranque, que impede que o smartphone seja iniciado sem que o seu utilizador o queira.

 

Android Lollipop e anteriores

Apenas nas versões anteriores ao Android Marshmallow é necessário aos utilizadores activarem a encriptação. Tenham no entanto presente que este é um passo que não pode ser revertido. Apenas com uma reposição das definições de fábrica a encriptação é removida, com a remoção completa de dados que lhe está associada.

Para encriptarem o vosso Android precisam de aceder às Definições e depois a opção Segurança. Nesse local devem procurar a opção Encriptar telefone.

Para o fazerem precisam de ter uma percentagem mínima de bateria e ter o vosso smartphone ligado à corrente elétrica para prevenir problemas.

Avancem no processo concordando com as informações apresentadas e em poucos minutos o vosso smartphone Android estará protegido. É normal que o telefone reinicie pelo menos uma vez.

É também claro que, tal como nas restantes versões, a presença de uma palavra-passe ou código de bloqueio é necessário para que a protecção seja efectiva.


Índice

  • Página 1
    • 1 – Introdução
    • 2 – iOS
  • Página 2
    • 3 – Android
  • Página 3
    • 4 – Windows 10 Mobile
    • 5 – Conclusão

Windows 10 Mobile

O mais recente sistema operativo da Microsoft tem também presente a opção para encriptação dos dados do utilizador. Esta vem inactiva, mas é simples aplicá-la.

Nas Definições acedam a Sistema e depois a Encriptação do dispositivo. Nesse menu vão encontrar apenas a opção para activarem a encriptação.

A definição de uma palavra-passe, obrigatória para a segurança, é feita escolhendo Personalização dentro das Definições, escolhendo depois Ecrã de bloqueio. No final desse menu, encontram a opção para aceder às definições de início de sessão. É aí que têm a possibilidade de definir um PIN que vos vai proteger.

Estas são as mesmas instruções que podem ser usadas para quem quiser activar a encriptação dos dados no Windows Phone 8.1.

Vale mesmo a pena encriptar o seu smartphone?

A grande questão vem mesmo da avaliação da necessidade de encriptação dos dados no smartphone. Esta é uma protecção efectiva e que pode salvar os vossos dados em caso de perda do telefone.

Há no entanto o reverso da medalha e que muitos podem ter deixado de contemplar. Esta encriptação consome muito mais recursos e pode tornar os smartphones mais lentos. É por isso necessário ponderar a sua utilização em telefones com menos recursos ou mais antigos.

Pesem os prós e os contras e decidam se querem mesmo activar a encriptação. A segurança fica garantida, mas vejam se a degradação de performance compensa.

Do que tem sido visto ate agora, esta é uma protecção que funciona e que tem garantido que ninguém acede aos dados sem o código de bloqueio.


Índice

  • Página 1
    • 1 – Introdução
    • 2 – iOS
  • Página 2
    • 3 – Android
  • Página 3
    • 4 – Windows 10 Mobile
    • 5 – Conclusão
Exit mobile version