A tecnologia dos smartphones e dos ecrãs está a chegar a novos patamares que até há pouco tempo não passavam de ideias para um futuro distante.
A principal mudança estará para breve e tornará estes equipamentos mais modulares. Os ecrãs dobráveis estão prestes a chegar e a Lenovo mostrou hoje o que será a sua interpretação do futuro.
Há já algum tempo que se fala da possibilidade de, a curto prazo, haver equipamentos móveis revolucionários e que vão trazer ecrãs maleáveis e dobráveis. Esperava-se que surgissem das mãos da Samsung e da LG, empresas que têm uma presença forte no desenvolvimento destas tecnologias.
Mas a verdade é que hoje foram mostrados dois protótipos plenamente funcionais de dois smartphones da Lenovo que têm já esta tecnologia. Foi durante o primeiro dia do Lenovo Tech World 2016 que a YouTuber Meghan McCarthy mostrou estes dois primeiros equipamentos e as suas potencialidades.
O primeiro equipamento é um misto de smartphone e de wearable. Um telefone completo, com um ecrã de 4,35”, que a qualquer momento pode ser colocado no pulso e funcionar como um normal smartwatch.
Ao mudar de “posição” o ecrã deste smartphone continua a funcionar e ajusta-se às novas funções.
O segundo equipamento é um tablet híbrido que, a qualquer momento, se transforma num smartphone, apenas com o dobrar do ecrã. Esta mudança desliga a metade do ecrã que não é usada e altera a interface para a de um normal telefone.
Estes dois equipamentos estão ainda em fase de protótipo, mas parecem já plenamente funcionais e capazes de serem colocados no mercado.
Não há ainda qualquer informação sobre as datas de lançamento e nem de que forma a Lenovo os irá colocar no mercado. Há, no entanto, a certeza de que a Lenovo está também na linha da frente nestes desenvolvimentos e que será um dos primeiros a chegar ao mercado com estas novidades.