A procura de novos sistemas operativos móveis tem levado as marcas a tomar decisões diferentes do habitual e que podem parecer estranhas para a maioria dos utilizadores.
Várias destas situações aconteceram no passado e uma está prestes a chegar. A Jolla e a Sony preparam-se para se unir, trazendo o Sailfish OS para os Xperia X.
O Sailfish OS é um sistema operativo criado por uma equipa de ex-engenheiros que trabalhavam na Nokia, que apesar de até ser elogiado, não tem tido o sucesso que muitos esperavam. Nunca atingiu o patamar de outros e apenas esteve presente em equipamentos da Intex, Fairphone e da TRI. Claro que houve ainda a experiência com a Rússia, mas que nunca arrancou.
O anúncio recente da Jolla mostrou que está finalmente a chegar a versão do Sailfish OS para o Xperia X da Sony. Os desenvolvimentos desta versão estarão perto de estar terminados e já em outubro, no dia 11, estará disponível.
Todos os que quiserem ter o Sailfish OS nos seus Xperia X vão ter uma surpresa pouco agradável. Esta versão terá um custo de 49,90€. De início estará também apenas disponível nos mercados europeus e norte-americanos.
A primeira versão do Sailfish OS para os Sony Xperia X vai ter ainda outras limitações, pelo menos na primeira versão. A Jolla anunciou que vão existir bugs que vão causar alguns problemas no Bluetooth, rádio FM, leitor de impressões digitais e outros sensores. Mais tarde surgirá uma atualização que corrigirá todos estes problemas.
Para poder instalar o Sailfish OS nos Sony Xperia X vai ser necessário ter um PC a correr Linux, algo que nem todos têm acesso. É ainda necessário que o Xperia X seja single SIM e que não esteja bloqueado a qualquer operadora.
Esta parceria da Jolla com a Sony pode ser o balão de oxigénio que a empresa Finlandesa precisa e que fará finalmente o Sailfish OS crescer e tornar-se uma alternativa realmente viável.