Não é normal haver falhas de segurança que afetem de forma transversal vários sistemas operativos. Estão por norma associadas ao sistema e à sua implementação, sendo por isso exclusivos.
Mas estas situações acontecem e têm sempre um grande impacto. O Broadpwn é a mais recente falha e está a afetar tanto o Android como o iOS, trazendo problemas graves para os dois sistemas.
O Broadpwn é uma falha que foi descoberta recentemente e que está a deixar expostos tanto o iPhone como a grande maioria dos smartphones Android. A sua origem está num problema reportado nos chips Wi-Fi BCM43xx da Broadcom, que equipam estes dispositivos.
Não se conhece a lista completa dos equipamentos afetados pelo Broadpwn, mas o chip da Broadcom está presente na maioria dos smartphones de topo do universo Android e também no iPhone.
Se explorada, esta falha permite que remotamente os atacantes consigam ganhar acesso aos equipamentos visados e que, sem qualquer necessidade de intervenção dos utilizadores, possam roubar dados destes equipamentos e realizar outras operações não desejadas.
A Google já terá tratado de resolver a falha, tendo incluído essa correção na sua mais recente atualização de segurança, lançada há dias. Falta agora que as marcas a disponibilizem para os seus equipamentos e assim protejam os utilizadores.
Do lado da Apple ainda não existe qualquer informação sobre a exposição dos utilizadores ao Broadpwn e nem se espera para os próximos dias qualquer atualização do iOS para a corrigir.
Esta não é a primeira falha transversal que afeta estes equipamentos. Por norma, e no universo desktop, estas falhas estão associadas a software, mas no caso dos dispositivos móveis o único ponto comum é mesmo o hardware, onde o Broadpwn está presente.