A chegada do iOS 8 hoje durante a tarde veio finalmente dar a todos os utilizadores de iDevices o acesso à mais nova versão do sistema operativo móvel da Apple.
Como é normal nestas alturas, todos querem instalar e testar tudo o que a Apple tem de novo, mas a experiência aconselha a que se tenha alguma contenção.
Este conselho é ainda mais válido para todos os utilizadores do iPhone 4S. Provavelmente as novidades não justificam o que se vai perder!
Os testes que vêm sendo realizados com a última versão disponível do iOS 8, a GM apresentada no dia da Keynote da Apple, mostraram que apesar desta versão ser suportada pelo iPhone 4S as vantagens não são superiores ao que o sistema passa a oferecer.
O problema maior não é novo e afecta por norma as versões mais antigas do iPhone que são suportadas pelo iOS. As degradações de performance são visíveis e na maioria das vezes os utilizadores querem volta para as versões anteriores.
Desta vez o problema volta a manifestar-se e a versão 8 do iOS vem trazer uma degradação de desempenho significativa ao iPhone 4.
Os testes realizados pela ArsTecnica mostram que o desempenho do iPhone 4S com o iOS 8 vem piorar os tempos de resposta do sistema operativo e que as aplicações ficam também mais lentas.
E se em alguns casos esse aumento de resposta das aplicações e do hardware é marginal, existem outros onde chega a ultrapassar os 50%. Estas situações todas somadas acabam por degradar a performance e consecutivamente a experiência de utilização.
Mas o problema do iPhone 4S não se resume apenas ao desempenho mas alarga-se também à própria disponibilização da informação no ecrã do equipamento.
Por ter um ecrã mais pequeno do que os seus sucessores, toda a informação começa a ficar muito compactada no ecrã. Quando comparado com o iPhone 5(S) e 6, já deixa de fora uma fila de ícones e se comparado com o iPhone 6 Plus essa diferença passa a 2 linhas.
Mas o problema maior está nas aplicações e na utilização de, por exemplo, os novos teclados. Ao ter uma área útil de ecrã maior os programadores tendem a ocupar essa área com funções extra e com mais informação, o que deixa ainda mais reduzida a área destinada à aplicação.
São vários os exemplos onde com a utilização de um teclado externo à Apple o ecrã fica praticamente ocupado com os elementos mínimos.
Por fim, e esta é também uma parte importante, mesmo tendo disponíveis algumas das novidades, o iPhone 4S não consegue dar acesso às mais significativas e que são por norma o que mais atrai os utilizadores.
Sim, o suporte para widgets e teclados de terceiros estão presentes, mas funções como o Handoff, o AirDrop ou o TouchID ficam de fora.
Se são donos de um iPhone 4S e estão tentados em instalar o iOS 8 ponderem bem antes de tomar essa decisão. A perda de performance é por norma a queixa mais ouvida nestes casos e o reverter para a versão anterior, o iOS 7, não vai ser possível.
Algum dos nossos leitores que actualizou para o iOS 8 notou esta quebra de performance?