Nos últimos anos, temos assistido a uma tendência de crescimento nas aplicações que apostam na compra de conteúdo In-app.
O ano 2017 voltou a repetir a tendência de crescimento para este tipo de conteúdo, tendo sido registado um aumento de 23%.
O mercado das aplicações está em constante evolução e a forma de monetização das aplicações também. Se inicialmente a aposta era em conteúdo totalmente pago, nos últimos tempos têm crescido a compra de conteúdo específico dentro das aplicações, especialmente no mercado dos jogos.
Segundo um relatório da Sensor Tower, o consumo deste tipo de aplicações está a aumentar no iOS, tendo sido registado um aumento de 23% na despesa dentro das aplicações. Na prática, em 2017, cada utilizador de iPhone gastou em média 58 dólares em conteúdo in-app, tendo aumentado dos 46$ registados em 2016.
Analisando os 58$ gastos anualmente, a Sensor Tower concluiu que 36$ eram gastos em jogos, enquanto o restante era usado em entretenimento, música, redes sociais e aplicações de lifestyle.
Para este relatório contam as aplicações para iOS que utilizam o sistema first-party de pagamentos in-app da Apple, assim como as subscrições de Netflix. No entanto, as compras na Amazon e Uber não entram nos dados.
Além do valor de compra in-app, o número de aplicações instaladas também aumentou 10%. Segundo o relatório da Sensor Tower, a média de aplicações instaladas por iPhone subiu para as 45. Dentro deste valor, as aplicações de vídeo e foto tiveram uma quebra de instalações de 10%, no entanto a instalação de jogos cresceu 7%.
Embora o sistema de compras dentro das aplicações não agrade a todos, este é um método com cada vez mais sucesso e que tem visto os valores de despesa aumentar, mostrando-se como uma boa aposta para os developers.
Via: Sensor Tower