A Apple tem o iOS 13 pronto e quase a chegar. Espera apenas ter o iPhone 11 no mercado para que o possa lançar, abrindo assim caminho a todas as novidades que foram desenvolvidas nos últimos meses.
Uma das maiores preocupações da Apple para esta nova versão esteve focada na privacidade. Quer dar ao utilizador o controlo ao que as apps acedem e quando lhe acedem. O iOS 13 já começou a descobrir acessos interessantes. A app do Facebook anda a querer usar o Bluetooth quando não deve.
iOS 13 mostra alerta no acesso em backgroud
É sabido que a app do Facebook tenta aceder ao máximo de informação do utilizador. Esta não tem de ser necessariamente pessoal, mas vai mais longe e tenta recolher dados de localização, de proximidade e muitos outros.
Para o conseguir, tenta usar ao máximo os sensores e hardware presente. Recolhe e compila essa informação, enviado de seguida para os seus serviços. É com base nisto que depois o perfil do utilizador é traçado.
Com o controlo muito mais apertado no iOS 13, a app do Facebook está agora com problemas de utilização. Está a ser possível saber que o Bluetooth tenta ser usado, para está a ser dados da localização do utilizador.
App do Facebook usar Bluetooth quando não deve
Isto faz agora disparar um alerta no iOS 13, mostrando ao utilizador que este componente está a tentar ser usado. Naturalmente que este é inegavelmente inesperado e surpreende o utilizador. O iOS 13 quer apenas alertar para a tentativa, normalmente encapotada, de usar o Bluetooth. Cabe ao utilizador aceitar ou recusar.
Apesar de não se saber para que quer a app acesso ao Bluetooth, especula-se que seja para detetar outros utilizadores. Ao associar a presença de mais pessoas num espaço, poderá depois ser apresenta a proposta de amizade pelo Facebook a esses utilizadores.
O Facebook já tinha alertado para esta nova situação, mas referiu-se sempre a este alerta como um lembrete. Referiu também que os utilizadores devem aceitar. Curiosamente a rede social não especificou para que quer usar o Bluetooth.