Os smartphones estão a durar mais e uma gestão correta do parque de aplicações pode fazer com que a experiência de utilização seja boa durante muitos anos. Pequenas afinações podem ajudar a manter o espaço de armazenamento necessário sem sacrificar a qualidade dos serviços. É sobre isso que hoje vamos falar no novo iOS 11.
Com algumas dicas simples podemos ganhar alguns segundos preciosos na utilização do nosso iPhone.
Ninguém no dia-a-dia usa os benchmarks para nada. São apenas indicadores que ao longo da vida do smartphone se tornam inúteis números. O que é importante no dia-a-dia são os serviços a correr com qualidade, as aplicações com bom desempenho e os resultados num piscar de olhos, isso sim. Para isso, podemos ter algum poder de afinação para não usarmos o modo “standard”, que é a medida disponibilizada para todo e qualquer utilizador. Podemos afinar ao nosso gosto e necessidade.
1# Desativar Atualizar em segundo plano em dados móveis
Esta dica pode funcionar quer no campo da poupança de dados consumidos quer na ocupação dos recursos do equipamento, mas poderá necessitar de experimentar para ver como prefere.
Desligando esta opção de atualização das apps em segundo plano poupa a bateria, é verdade, mas também fica com as apps desatualizadas no seu conteúdo, demorando depois mais no arranque das mesmas. Com o iOS 11, há uma nova opção que permite que desative a atualização das aplicações em segundo plano apenas quando está a utilizar dados móveis, mas fica ativa e a funcionar quando está debaixo de uma rede Wi-Fi.
Isso permite que mantenha o recurso quando estiver com Wi-Fi e economize quando estiver com dados móveis. Para usar este recursos vá a Definições > Geral > Atualizar em segundo plano.
Pode também, como mostra na imagem em cima, desligar totalmente a funcionalidade, colocando a sua escolha na opção Não.
Quando desliga esta funcionalidade as aplicações como o Facebook, Instagram, Twitter e afins não irão atualizar o conteúdo. É verdade que também não irão gastar dados nem consumir energia, mas só irão atualizar quando se ligar a uma rede Wi-Fi. Faça a gestão como lhe der mais jeito.
2# Ativar função Remover aplicações não usadas
O iOS 11 trouxe mais de 100 novas funções à vida dos utilizadores. A ideia de muitas é tornar o sistema operativo sempre fluído e o dispositivo sempre otimizado, até mesmo no que toca ao espaço ocupado. A tradição diz-nos que descarregamos centenas de aplicações e que poucas vezes fazemos usos delas.
Para automatizar a “limpeza” do nosso iPhone, a Apple incluiu uma função que se chama Remover aplicações não usadas. Basicamente o que faz esta opção é remover automaticamente as aplicações não usadas, mas manter os respetivos documentos e dados. A reinstalação da aplicações permite recuperar nessa altura todos os dados, desde que a aplicação ainda esteja disponível na App Store.
Para isso vamos a Definições > iTunes Store e App Store > Remover aplicações não usadas.
Aqui vai economizar espaço que poderá ser útil para muitas das tarefas do dia-a-dia, ainda mais agora que as máquinas têm mais resolução e qualidade de fotografia e vídeo, mas a Apple insiste em manter iPhone com 32 GB de armazenamento!
3# Guardar fotos na app Ficheiros no iOS 11
Esta app é fantástica para quem tem os seus equipamentos dentro do ecossistema Apple. Usar a cloud e principalmente usar o iCloud, com as pastas sincronizadas entre o MacBook e o iPhone ou iPad pode ser uma economia de tempo incrível. Quantas vezes deixo um trabalho na pasta documentos e mais tarde socorro-me da app Ficheiros para ter acesso ao conteúdo sem ter de me ligar remotamente ao Mac? Já não tem conta.
Mas mais que dar a dica do parágrafo acima, a intenção é mesmo guardar fotos na app Ficheiros. Isto porque a Apple não permite que as fotografias e vídeos captados pelo iPhone e iPad estejam numa pasta no iCloud. Estas têm de estar na app Fotografias. Mas quando estamos imbuídos no espírito da cloud, nada como usar estas pastas disponíveis no iCloud ou noutra qualquer cloud para guardar as nossas fotos, por exemplo.
Assim, para guardarmos fotos na app Ficheiros, vamos primeiro, se assim desejarmos, à app e criamos uma pasta, clicamos na pasta que tem o sinal de mais ( + ), depois renomeamo-la:
Depois selecionamos uma ou mais imagens, clicamos no botão Envia e abre-se a janela que nos permite escolher o destino. Aí, tal como vemos na imagem, escolhemos o ícone que diz Guardar em Ficheiros.
Tenha aqui em atenção que este ícone pode estar escondido para lá dos 5 que está à frente, mas se arrastar esses ícones, os outros serão revelados (até o pode arrastar para os primeiros lugares).
Agora poderá ir à pasta que criou, dentro da app Ficheiros e tem lá as suas imagens, até pode criar os seus álbuns no iCloud ou noutro qualquer serviço cloud, isto porque esta app permite usar o Dropbox, Drive, Etc…
Mas dá para outros ficheiros?
Sim, dá. Se quiser guardar outro tipo de ficheiros, também pode. Para isso basta que tenha uma aplicação que permita partilhar esse ficheiro. Basicamente o processo é o mesmo, apenas tem de clicar no botão Partilhar e escolher a pasta de destino.
4# Personalizar a Central de controlo
Esta é uma das mais populares novidades no iOS 11. Deslize o dedo de baixo para cima no ecrã e tem um novo grupo de ícones que lhe vão poupar muito tempo. Aqui poderá ter várias aplicações à distância de um dedo e poderá organizar a oferta conforme as suas necessidades.
Para isso vamos a Definições > Central de controlo > Personalizar controlos.
Assim poderá ter um acesso rápido a dezenas de funções do seu iPhone sem perder tempo a andar à procura delas nas folhas do sistema operativo.
5# Economizar armazenamento com novos formatos da câmara
Para ajudar a economizar o armazenamento, podemos guardar as nossas fotos no HEIF (High Efficiency Image Format) e HEVC (High Efficiency Video Coding). Esta foi mais outra novidade que apareceu.
Para gerir este tipo de tecnologias a usar vamos a Definições > Câmara> Formatos.
Depois podemos escolher ou Alta eficiência ou Mais compatível. Para fotos, o HEIF oferece duas vezes a eficácia de compressão do JPEG e ainda pode ser partilhar o ficheiro. Para o vídeo, o filme que fazemos usará o HEVC para alta resolução de 4K permitido pelo iPhone. Em ambos os formatos, podemos libertar armazenamento sem sacrificar a qualidade das nossas fotos e vídeos.
As imagens são guardadas automaticamente de forma “económica” na tecnologia HEIC e filmes como um ficheiro HEVC .mov. Mas se optarmos por permanecer na opção de formato da câmara mais compatível, as nossas imagens serão guardadas como JPGs e o vídeo como h.264 .mov.
Em resumo…
Estas são dicas que normalmente ninguém perde muito tempo a definir e que no fundo são tidas como pontos importantes de economia de tempo e de espaço de armazenamento no nosso dispositivo.