Pplware

O iOS 10 deixa finalmente remover apps nativas da Apple

O novo iOS 10 traz muitas novidades para os dispositivos móveis da Apple. Apresentado ontem na WWDC deste ano, revelou que a Apple tem uma visão mais apurada do que é esperado do seu sistema operativo móvel e do que os utilizadores querem.

Mas houve alguns pormenores que não foram mostrados e que os utilizadores descobrem agora. Entre eles está um que era esperado há muitos anos, a possibilidade de serem eliminadas as aplicações nativas do iOS.

Apesar de não ter sido anunciado com o novo iOS 10, esta nova versão do sistema operativo móvel da Apple traz uma novidade que muitos utilizadores aguardavam há já alguns anos.

Finalmente vai ser possível remover algumas das aplicações nativas d iOs, libertando assim espaço no equipamento e nos ecrãs do iPhone e do iPad.

Mas como a Apple espera que os utilizadores se arrependam e que queira voltar a ter essas aplicações acessíveis, passou a disponibilizá-las directamente na App Store, em conjunto com os milhares de aplicações que tem já disponíveis.

A lista de aplicações que podem ser removidas do iOS é a seguinte:

Apps iOS que podem ser removidas

Calculadora

Calendario

Bússola

Contactos (apenas no iPhone)

FaceTime

Encontrar

Home

iBooks

iCloud Drive

iTunes Store

Mail

Mapas

Música

Notícias (Será possível remover numa versão beta posterior)

Notas

Podcasts

Notas

Bolsa

Dicas

Vídeos

Dictafone

Watch

Meteorologia

Para remover essas aplicações basta seguir o mesmo processo que é usado para as restantes. Carregar no ícone da aplicação até que o ícone fique a vibrar e que apareça a cruz junto ao ícone.

Depois apenas precisam de carregar na cruz e a aplicação será removida do iOS, deixando de estar disponível.

Para as ter de volta, só precisam de a pesquisar na App Store e instalar, também como qualquer outra aplicação do iOS.

A Apple segue assim o exemplo de outros sistemas operativos e dá a liberdade aos utilizadores de terem presentes apenas as aplicações que estes querem.

É também dada a possibilidade de as desenvolverem em separado, dando-lhes as novidades que vão surgindo, sem terem de lançar para isso actualizações ao próprio iOS.

Exit mobile version