Cada vez mais a VPN ganha importância, seja pelo facto de nos queremos manter anónimos ao navegar na Internet, seja para poder aceder a conteúdos que, de outra forma estariam bloqueados pelas mais diversas razões na zona onde habitamos.
A configurar uma VPN no computador é mais que simples e rápida para a grande maioria dos utilizadores, tendo em conta as ferramentas que existem hoje em dia. Mas será que o mesmo processo acontece com o iOS ou o Android? Veremos o quão simples pode ser manter, ou não, as nossas comunicações via smartphone ou tablet com uma VPN de qualidade.
Antes de avançar com a explicação propriamente dita, existem provavelmente alguns leitores que ainda se integrrogam sobre VPNs. Já abordámos o tema por diversas vezes e por diversas vezes concluímos que hoje em dia trabalhar com uma VPN, ainda que não seja de forma permanente, faz todo o sentido.
O que é uma VPN?
Antes de podermos avançar, tendo em conta os leitores mais distraídos ou que simplesmente desconhecem o que é e para que serve coloca-se a mais básica pergunta: afinal, o que é uma VPN?
Uma VPN é:
- Virtual – informação para uma rede privada é transportada “em cima” de uma rede
- Privada– A comunicação é cifrada, de forma a manter a confidencialidade dos dados entre o emissor e o recetor.
Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (por exemplo um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno sistema de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura).
As VPNs permitem também interligar redes privadas. Imagine por exemplo que tem uma empresa em Lisboa e uma filial no Porto e pretende constituir uma única rede privada (Lisboa+Porto) sem contratar circuitos dedicados. Além da redução de custos, fiabilidade e estabilidade, a utilização de VPN (Site-to-Site) neste cenário irá permitir o acesso remoto em segurança entre máquinas da empresa e Filial e vice-versa.
Configurar uma VPN no iOS
Tão simples como instalar uma VPN em qualquer PC, fazê-lo no iOS não pode ser mais simples. Começamos com um fantástico guia que explica passo a passo e em detalhe, neste link, e fazemos uma ligeira aproximação de como fazê-lo abaixo:
Passo 1:
Tudo começa na App Store. Pesquise pela aplicação que neste caso utilizamos a PureVPN, descarregue-a e automaticamente se instalará no seu dispositivo.
Passo 2:
Uma vez instalada a aplicação corra-a e carregue em “Concordar e continuar”
Passo 3:
Carregue em “Permitir configuração”
Passo 4:
Carregue em “Ativar notificação”
Caso possua uma conta ou subscrição terá ainda, eventualmente, de fazer o login com os seus dados. E partir deste momento pode utilizar a sua VPN de forma muito simples e prática.
Configurar uma VPN no Android
À semelhança da instalação para iOS, usamos a app da PureVPN que mais simples não poderia ser. Claro que existe um completo guia do programador, aqui, mas damos abaixo as primeiras luzes do quão simples pode ser configurar uma VPN no Android:
Passo 1:
Abra o Google Play e pesquise por PureVPN
Passo 2
Uma vez encontrada a app, carregue em Instalar
Passo 3:
Após a instalação basta correr a aplicação, inserir os nossos dados e usufruir dos serviços de anonimato ao navegar pela Internet.
O manual completo, para cada um dos sistemas: iOS e Android, poderá ser encontrado nos links referenciados.