A luta contra a Apple e contra os bloqueios do iOS teve uma grande vitória quando surgiu o jailbreak para o iOS 8.3. Depois de vários meses sem conseguirem criar uma solução, tinham finalmente descoberto uma falha no iOS.
Mas a Apple não baixou os braços e a chegada do iOS 8.4.1 trouxe uma má notícia. O jailbreak que podia ser usado deixou de funcionar, deixando de novo os utilizadores sem acesso ilimitado ao iOS.
As novidades que a Apple anunciou para o iOS 8.4.1 centraram-se maioritariamente na melhoria do seu serviço de música, com a chegada de correcções para vários problemas que foram surgindo desde que a versão anterior foi lançada.
Mas para além destas alterações e melhorias, a Apple dedicou-se também a mexer e a melhorar alguns pontos do próprio sistema operativo, algo que não anunciou aos utilizadores.
Entre estas alterações está uma que permitia que o jailbreak fosse realizado, deixando assim inutilizada a ferramenta que a TaiG tinha criado e que permitia que o iPhone, o iPad e o iPod Touch fosse desbloqueado.
Isto significa que a procura por uma falha que permita aos utilizadores do iOS terem o jailbreak feito, e depois instalar a Cydia e todas as personalizações que usam, voltou ao ponto de início e que devem ser agora retomados todos os esforços.
Esta não é uma situação nova e, como é normal, toda a comunidade que se dedica a esta pesquisa vai ter de voltar a aplicar-se para descobrir um ponto fraco no iOS.
É importante que todos os que têm o jailbreak feito nos seus dispositivos ponderem se é justificável fazerem a actualização para esta nova versão que a Apple acabou de lançar ou se preferem aguardar mais algum tempo e esperar que a TaiG, ou outro qualquer grupo, surjam com uma solução.
Com o iOS 9 a poucas semanas de ser lançado, é provável que não surja qualquer solução. Esta poderia levar a que a Apple resolvesse a falha e que deixasse o iOS 9 bloqueado por mais algum tempo e sem uma solução de jailbreak.
Esta é, infelizmente, uma situação normal para todos os que usam jailbreak nos seus dispositivos. Por norma a Apple trata das falhas que permitem o jailbreak em versões lançadas perto de actualizações de peso, o que se espera que surja com o iOS 9.