Descoberto esta semana, o mais recente bug do iOS consegue deixar fora de serviço qualquer iPhone com uma simples mensagem de texto. Recorrendo à sequência certa de caracteres é possível reiniciar o equipamento.
Mesmo havendo já soluções não oficiais, e que conseguem resolver o problema, o mesmo tem estado a ser avaliado pela Apple, no sentido de ser disponibilizada uma solução final.
Enquanto essa actualização não chega, a Apple recomenda aos utilizadores três simples passos para se libertarem do problema.
O problema que este bug traz não é simples de resolver de forma directa pois a aplicação de mensagens está sempre a tentar ler a nova mensagem recebida, o que leva que os dispositivos voltem a reiniciar.
É por isso necessário que a mensagem que está a travar o iOS seja eliminada ou pelo menos marcada como lida para que a aplicação de mensagens volte a funcionar correctamente.
A solução oficial da Apple, apresentada numa página dedicada ao problema, mostra uma forma simples de resolver o problema. Basicamente segue os mesmos passos que a maioria das restantes soluções, mas recorre à Siri para o fazer.
Eis então os passos recomendados pela Apple para resolver o problema:
- Pedir que à Siri para marcar todas as mensagens como lidas – “Siri, read unread messages”
- Usar a Siri para responder à mensagem que está a comprometer o sistema. Após este passo a aplicação de mensagens voltará a funcionar de forma correcta
- Com a aplicação Mensagens aberta só tem de arrastar a mensagem em causa para a esquerda para a apagar.
Notem que esta solução é apenas temporária e que o iOS voltará a ter os mesmos problemas caso recebam novamente uma mensagem com o código malicioso.
Apesar de ser um problema do iOS não se limita a afectar a aplicação de mensagens, tendo sido já reportados comportamentos similares nas aplicações do Twitter e do Snapchat.
A forma mais segura de evitar estar exposto ao problema é através do desligar das notificações das aplicações de mensagens, Twitter e Snapchat.
Com o erro identificado e com o problema reconhecido, a Apple estará a tratar de o resolver com a máxima brevidade. Uma solução surgirá em breve e muito provavelmente através de uma actualização do sistema.