Pplware

Apple disponibilizou o iOS 10.1 beta 1 para programadores

A Apple disponibilizou há poucas horas a primeira versão beta da próxima versão do iOS 10, poucos dias depois de ter lançado a versão oficial ao mercado. O iOS 10.1 traz, para já, algumas correcções e alguns pequenos ajustes nas funcionalidades.

Uma das novidades introduzidas nesta beta 1 do iOS 10.1 é o novo modo “Retrato” para a app Câmara do iPhone 7 Plus.

Os programadores registados podem já descarregar a nova versão iOS 10.1 beta a partir do Apple Developer Center. Segundo a Apple, está planeado o lançamento desta versão beta pública já amanhã, sexta-feira, para que os beta testers possam instalar e começar a afinar o próximo iOS 10.

 

Apple aposta mais na fotografia

Uma das tendências que temos visto a crescer nos últimos anos, no segmento dos smartphones, é a aposta na fotografia. A Apple também reforçou os seus argumentos nesta área ao capacitar o novo iPhone 7 e iPhone 7 Plus com atributos inovadores dentro do segmento.

Com esta versão, a Apple traz também a funcionalidade “Retrato”, que aumenta a diversidade aos utilizadores do iPhone 7 Plus no que toca à fotografia. Este modo permite aos utilizadores tirar proveito das duas câmaras e criar fotografias com maior profundidade de campo e efeitos de desfocagem nos fundos, tornando-os mais realistas com a interpretação do nosso olhar.

O iOS 10 foi descrito pela Apple como a maior versão de sempre do iOS, onde o número de funcionalidades inseridas bateu todos os anteriores lançamentos. Um ecrã de bloqueio redesenhado, o SDK do SIRI que permite que aplicações de terceiros tenham um controlo por voz a partir deste assistente da Apple, uma app de Mensagens totalmente resenhada, um botão Home com mais funcionalidades e novas ofertas na área das aplicações, são o garante para que sejam descobertas mais de 100 novidades nesta versão do iOS.

 

Mas não foi já apresentada a funcionalidade Retrato?

O modo “Retrato” para a câmara do iPhone 7 Plus, que foi revelado na última keynote, de facto não apareceu na versão oficial do iOS 10 lançada no dia 13 deste mês. Segundo consta, ainda não estaria pronto.

Este modo Retrato foi projectado para imitar o tipo de profundidade de imagens de campo que pode ser conseguido com as máquinas DSLR de qualidade. Este modo destaca um motivo na frente da imagem e desfoca o fundo de forma superficial, para aumentar a concentração no ponto chave da foto.

Para alcançar este efeito, que também está implícito na forma como nós seres humanos vemos, o iPhone 7 Plus traz um processador que verifica a cena para onde as câmaras estão a apontar, usando técnicas já desenvolvidas que reconhecem as pessoas nas imagens, por forma a destacar o “motivo” principal sem o desfocar, junto do resto da cena. Depois do software que a Apple desenvolveu fazer este trabalho, o processador cria um mapa de profundidade da imagem das duas câmaras em simultâneo, mantendo as pessoas em foco do momento capturado na fotografia.

De acordo com o TechCrunch, a funcionalidade Retrato da Apple foi construída sobre uma tecnologia adquirida à empresa LinX. O modo Retrato está a usar a lente de 56 milímetros para capturar a imagem enquanto a lente grande-angular reúne dados de perspectiva para construir o mapa de profundidade e dividir a imagem em camadas.

Este modo Retrato aparecerá junto aos modos que já existem: Vídeo, Foto, Panorama, etc… e traz a opção Live Preview. Como está em beta, há ainda pormenores a ajustar pois nem sempre é conseguido o melhor resultado.

 

Mais versões beta…

Aproveitando este lançamento, a Apple disponibilizou também uma versão novo para o Apple Watch, o watchOS 3.1 beta 1, o novo macOS Sierra 10.12.1 Beta e ainda o tvOS 10.0.1.

Exit mobile version