Pplware

Apple está a retirar da App Store as aplicações que criam stickers do WhatsApp

Uma das últimas novidades do WhatsApp, um dos principais serviços de mensagens da Internet, foram os stickers. Esta é uma nova forma dos utilizadores se expressarem e de se exprimirem.

Para além dos stickers de base, o WhatsApp abriu a criação de novos, para alargar este serviço. Agora, e sem uma razão aparente, as apps que o permitiam foram removidas da App Store pela Apple.


Quando apresentou os novos stickers, o WhatsApp fez questão de os abrir aos programadores que poderiam criar as suas aplicações para gerar novas coleções, baseadas nas imagens dos utilizadores.

De imediato surgiram várias aplicações, tanto para Android como para iOS, que foram usadas para criar estes novos stickers de forma simples e rápida, respeitando as regras que o WhatsApp definiu.

Mas agora, surgiu um problema  de alguma dimensão, e a Apple está a retirar estas apps da sua loja de aplicações, justificando esta expulsão com a violação das suas regras definidas para a publicação de apps na App Store.

Segundo a Apple, o problema está em 3 pontos fundamentais das suas regras para a App Store. O primeiro está na existência de demasiadas apps a realizar o mesmo, o segundo na obrigação de instalação do WhatsApp, algo que a Apple proíbe determinantemente, e o terceiro na utilização de uma UI similar entre todas elas, vindas de uma SDK comum.

A Apple tende a fazer uma avaliação muito criteriosa das apps que são submetidas na App Store e reage de imediato sempre que deteta situações que violam as suas regras. No caso do Android, e pelas regras da Google, estas apps devem permanecer na Play Store.

Até agora, nem a Apple, nem o Facebook, empresa que detém o WhatsApp, se pronunciaram sobre esta questão, devendo a mesma estar resolvida sem qualquer intervenção, uma vez que as apps dependem de outros programadores.


Exit mobile version