Mesmo com ao lançamento da nova versão iOS e dos novos iPhones, a Apple não se tem livrado dos problemas de segurança. A maioria deles atingiu a Apple Store e foram controlados.
Mas, um novo bug surgiu e, desta vez, afecta o iOS 9 e o Touch ID. É possível aceder às fotografias e aos contactos dos utilizadores, com um simples truque.
Começa a ser normal surgirem bugs associados ao Touch ID e à Siri no ecrã de bloqueio das novas versões do iOS.
Estas falhas, tal como acontece com esta também, permitem que qualquer um que tenha acesso físico a um iPhone consiga contornar as medidas de bloqueio do iOS, permitindo-lhes aceder a alguns dados dos utilizadores.
A mais recente falha, que afecta o iOS 9, permite que seja possível aceder aos contactos e às fotografias que estão guardadas no iPhone. Torna-se assim possível contornar o código de bloqueio e até o próprio Touch ID, ultrapassando as medidas de segurança que a Apple colocou no ecrã de bloqueio.
Os passos necessários para explorar essa falha não são directos, mas facilmente se consegue contornar as medidas de segurança. O problema, para quem quer explorar a falha, não é o processo, mas sim o número de passos necessários para o fazer.
O vídeo abaixo mostra a forma como é possível realizar este processo e também a que informação é possível aceder:
Como proteger o iPhone?
Tal como em falhas anteriores, é possível tomar algumas medidas que impedem que a falha seja explorada, dando assim uma segurança adicional ao iPhone.
O processo passa, tal como na maioria das situações anteriores, pelo desactivar da Siri no ecrã de bloqueio. Acedam, assim, às definições do iOS e no ecrã do Touch ID e Código desactivem a Siri na opção que permite o acesso quando bloqueado.
A Apple ainda não se pronunciou sobre o problema, mas é esperado que na próxima versão do iOS, que se encontra já em testes públicos, este problema esteja resolvido.
Mais uma vez a Siri representa um sério problema de segurança no ecrã de bloqueio do iOS. Todos os problemas recentes que surgiram estavam relacionados com o fácil acesso que dá à informação dos utilizadores, mesmo com o ecrã bloqueado e com as medidas de segurança aplicadas.