A Huawei é das marcas que mais tem crescido e que melhores ofertas tem colocado no mercado. Com apostas certeiras e com uma linha muito particular, tem sabido cativar o mercado com os seus dispositivos.
Depois da apresentação mundial do Huawei P8, que decorreu em Londres, chegou agora a vez do nosso país conhecer finalmente o tão aguardado P8, e onde o Pplware esteve presente a recolher todas as novidades.
Mas este novo porta estandarte da Huawei não veio sozinho e foi também apresentado o novo P8lite, uma máquina na mesma linha, mas com predicados mais comedidos.
A apresentação nacional dos novos modelos da marca chinesa decorreu hoje ao final do dia, num evento onde se puderem ver e sentir as novidades que a Huawei tem preparadas para os próximos tempos.
Foram dois smartphones que estiveram em destaque, com o já conhecido P8 a ser o companheiro ideal para o novo P8lite, que apesar de ter sido anunciado ainda não tinha sido disponibilizado para a imprensa.
Agora que estão formalmente apresentados no nosso país, estes novos smartphones ficam de imediato disponíveis e podem ser comprados já a partir de amanhã.
Os preços, uma incógnita que sempre condicionam a compra destes equipamentos, acabam por ser bastante equiparados ou até ligeiramente mais baixos ao que podemos encontrar na concorrência, com o P8 a custar 499 euros e o P8lite a custar apenas 269 euros.
Huawei P8lite
O P8lite é a aposta da Huawei para uma gama de equipamentos ligeiramente inferior ao P8, mas que ainda assim consegue manter toda a estética e a qualidade que esta linha P nos habituou.
É um smartphone que consegue ter um ecrã menor que as restantes ofertas de topo da Huawei, mas que ainda assim mantêm as dimensões generosas e suficientes para permitir uma boa leitura e uma excelente qualidade de visualização.
Vem desprovido de algumas das muitas funcionalidades que o P8 mostrou e que fazem dele um telefone topo de gama, mas na verdade não é este o alvo que a Huawei pretende atingir com o P8lite.
Equipado já com o Android Lollipop, o P8lite usa ainda a UI da Huawei, que lhe garante uma excelente usabilidade e o acesso a todas as aplicações de forma simples e rápida.
A Huawei fez uso de toda a experiência acumulada na criação do P8 e dos modelos anteriores para criar um equipamento acessível, quer no preço quer na utilização, mas mantendo toda a qualidade a que nos habituou e também toda uma estética que o distingue da concorrência.
Especificações do P8lite
- Processador: HiSilicon Kirin 620 octacore 64bits
- Frequência: 1.2GHz
- Ecrã: 5.0’’
- Resolução: 1280x720HD
- Câmara Frontal: 5MP
- Câmara Traseira: 13MP, com Foco Automático
- Memória Interna: RAM 2GB, ROM 16GB
- Memória Externa: Cartão Micro SD, até 32GB
- Micro SIM (slot primário); Nano SIM (slot secundário) disponível apenas na versão Livre de Operador
- Android 5.0 (Lollipop), EMUI 3.1
- Bateria: 2200mAh, não removível
- Dimensões: 70,6 x 143,0 x 7,7mm
- Peso: 131gr
- Disponível em Preto e Branco
Comparação com o P8
A grande incógnita era mesmo o que a Huawei preparou tinha preparado com o P8 Lite. As especificações eram já conhecidas, mas a verdade é que apenas com o equipamento disponível para avaliação se podem tirar as verdadeiras conclusões.
E na verdade o P8lite não desilude e revela-se uma cópia do P8, com argumentos ligeiramente inferiores. Esta foi uma decisão acertada da Huawei, ao criar um equipamento que mantêm as mesmas características base que o seu irmão maior.
Em termos estéticos estes dois smartphones são muito idênticos e quem não os conheça a fundo pode facilmente confundi-los. As mesmas linhas estéticas estão presentes e podem ser encontrados os elementos comuns entre eles.
O olhar mais atento, e de preferência com a presença de um P8 para comparação, revelam as diferenças. Não são muitas, mas simples de detectar.
O P8lite é ligeiramente mais grosso, por alguns milímetros e o ecrã é ligeiramente mais pequeno, com cerca de 0,2 duas polegadas de diferença.
Tirando estes pormenores estéticos só mesmo indo ao detalhe do que está dentro da máquina se podem encontrar as diferenças.
Existe um processador mais fraco, menos RAM , menos espaço de armazenamento externo, a câmara é ligeiramente mais fraca e uma bateria ligeiramente mais fraca.
São pormenores que se reflectem no preço e que não tiram qualquer mérito ao P8lite, que se conseguirá bater de igual com a concorrência.
Qualquer um destes dois smartphones hoje apresentados vai estar já amanhã à venda em Portugal, quer nas grandes superfícies quer nos operadores, com um preço de 499 euros para o P8 e 269 euros para o P8lite.