Apresentado em Fevereiro deste ano, o HP Elite X3 veio revolucionar o mercado dos smartphones. A escolha do sistema operativo surpreendeu muitos, ao ter sido eleito o Windows 10 Mobile.
Agora que está no mercado, a escolha deste SO revelou-se a acertada, mas existe uma razão bem forte para a HP o ter escolhido. Segundo os responsáveis da marca, tudo assentou na sua modularidade e, principalmente, na sua segurança.
O HP Elite X3 inaugurou um novo conceito quando foi apresentado. Este verdadeiro 3 em 1 é muito mais que um simples smartphone e poderá ser a ferramenta perfeita de trabalho. Recorre ao Continuum para ser um verdadeiro PC e até uma doca em forma de portátil tem, garantindo a portabilidade necessária.
A segurança do Windows 10 Mobile
Numa entrevista dada ao site OnMSFT, os responsáveis da HP revelaram agora a razão da decisão de colocar o Windows 10 Mobile no HP Elite X3, e tudo esteve associado à segurança que este sistema oferece, quando comparado com o que mais é usado, o Android.
According to what HP tells OnMSFT, the company selected Windows 10 over Android because Microsoft’s offering isn’t prone to security risks like Android is, which comes as no surprise.
Todos os recentes casos de falhas de segurança deixaram este sistema operativo da Google vulnerável exposto a problemas, algo que o sistema da Microsoft não tem revelado.
A modularidade do Windows 10 Mobile
Mas, para além do importante factor de segurança que pesou de forma muito elevada, existiram outros elementos que contribuíram para a decisão. Para a modularidade que a HP queria neste seu smartphone era difícil escolher outro sistema. O Continuum está já presente e é uma opção que mais nenhum sistema tem.
Por outro lado, as aplicações existentes na loja do Windows são suficientes para este smartphone. Sendo uma máquina de trabalho, a oferta que está disponível é suficiente. Por outro lado, existe a possibilidade futura de ter aplicações win32 a correr neste sistema, o que abre as portas a um leque de aplicações quase infinito.
A (in)segurança do Android
Mas é mesmo no ponto da insegurança do Android que é dado foco. 1 em cada 5 smartphones com este sistema foi alvo de um qualquer tipo de ataque nos anos de 2012 e 2013 e isso revela bem da sua insegurança.
Dado espectro de versões de Android que ainda está presente no mercado, é complicado para a Google conseguir controlar o problema da segurança e garantir que os problemas não afectam os seus smartphones.
O HP Elite X3 veio mostrar que há ainda muito a ser feito no campo do Windows 10 Mobile e que este sistema, ao contrário do que muitos advogam, não se estará a preparar para se extinguir.
É neste momento o smartphone de topo deste ecossistema, estando a Microsoft e a HP a preparar uma nova versão, desta vez virada para o mercado doméstico, algo que se espera que continue o que foi já feito com este modelo.
via: OnMSF