A violência doméstica abarca comportamentos utilizados num relacionamento, por uma das partes, sobretudo para controlar a outra. As pessoas envolvidas podem ser casadas ou não, ser do mesmo sexo ou não, viver juntas, separadas ou namorar. Mas se até agora havia alguma “vergonha” para denunciar este tipo de casos, agora uma app que torna tudo mais simples.
A AppVD – APPoio Contra a Violência Doméstica é um Guia de Recursos online, desenvolvido pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que concentra, num único interface móvel, os contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica.
Nesta App, pode encontrar os recursos existentes nesta rede nacional de apoio, com desagregação específica por categorias (Estruturas de Atendimento a Vítimas, Forças de Segurança, Saúde, etc.), por distrito ou ilha de cada Região Autónoma.
Principais características
- Recurso por Categoria, Região ou Veja no Mapa (recorre à sua localização atual)
- Todos os recursos disponíveis perto de si (no mapa)
- Contato direto do recurso mais perto de si (chamada, email ou direções para a morada)
- Com um simples clique pode ligar para o nosso número gratuito
Segundo dados, entre 2013 e 2015, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia. Nesse período, a APAV registou mais de 22 mil processos de apoio a vítimas de violência doméstica; de todas as vítimas apoiadas, a maioria (85,46%) eram mulheres e 3141 eram homens, revela o Publico.