Pplware

Google Play Store terá superado o crescimento da App Store da Apple

Qual será a loja de conteúdos que gerou mais receitas em 2018? De acordo com a SensorTower foi a App Store da Apple. Contudo, a Google Play Store terá superado consideravelmente o crescimento da sua rival.

Trata-se de um interessantíssimo indicador, proveniente de uma das mais respeitadas agências de análise de mercado. Assim sendo, para já temos uma previsão contemplando ambas as lojas das plataformas Android e iOS.


Google Play Store vs App Store

De acordo com esta fonte, a Google Play Store terá gerado receitas na ordem dos 24.8 mil milhões de dólares. Uma cifra que se traduz num crescimento de 27.3% face ao período homólogo de 2017. Nesse ano, a loja oficial do sistema operativo Android gerou 19.7 mil milhões de dólares.

Por sua vez, a App Store da Apple terá gerado 46.6 mil milhões de dólares durante o ano de 2018. Isto é, praticamente o dobro dos lucros auferidos pela sua rival da Google mas crescendo a menor ritmo, na ordem dos 20.4%.

A loja da Apple é de longe a mais lucrativa

Ainda assim, é do lado da Play Store que vemos o maior crescimento. Caso as suas previsões estejam corretas, a App Store da Apple cresceu então 20.4% face a 2017.

Esta agência de análise de mercado dá-nos também vários outros indicadores como o número de primeiras instalações. Isto é, o número de apps instaladas pela primeira vez num dispositivo móvel, seja ele Android ou iOS (Apple).

Já no ano passado, esta mesma agência de análise de mercado apontou um crescimento idêntico para ambas as lojas. Mais concretamente, referindo um crescimento de 34% em 2017, face ao ano anterior de 2016.

Loja de conteúdos Android terá crescido mais

Importa ainda ter em consideração o facto de a China não estar incluída nestas previsões. Note-se que este país não só é o maior mercado mundial de dispositivos móveis, é também um dos maiores mercados de aplicações.

Assim sendo, a ausência de indicadores referentes a este país é um enorme lapso neste tipo de estudos e estimativas. Note-se que os serviços e aplicações da Google não estão disponíveis na China, aqui em contraste com os da Apple.

Por outras palavras, caso os conteúdos da Google Play Store estivessem disponíveis na China, o cenário seria certamente diferente. Assim, temos uma perspectiva imperfeita mas não desprovida de interesse.

Quais as apps que geram mais receita?

O seu relatório divide-se em vários parâmetros. Um deles foca-se nas apps mais populares de 2018. Aqui, temos uma nova divisão entre apps de jogos e apps convencionais (não jogos).

Já ao nível dos jogos, tanto na App Store da Apple como na Google Play Store dominaram títulos como o Monster Strike. Temos ainda o Arena of Valor no universo Apple e o Lineage M no universo Android.

Em seguida podemos ver quais foram as aplicações mais populares e lucrativas durante o ano de 2018. No universo Android, a app mais lucrativa foi o Tinder, seguindo-se a Google Drive e a Pandora no Top 3.

Já do lado da Apple, a app mais lucrativa foi a Netflix, seguindo-se o Tinder bem como a Tencent Videos. Esta última acaba por substituir o YouTube nos mercados onde este não está disponível – China.

Por fim, caso queira, poderá consultar aqui o relatório completo da SensorTower relativamente às apps mais lucrativas de 2018. Alternativamente poderá consultar aqui o relatório de crescimento de cada uma das lojas, Android e iOS.

|Fonte

Exit mobile version