O sistema operativo móvel Android é o mais popular do mundo e nesse sentido deveria também ser um dos mais evoluídos ao nível da segurança. A Google disponibilizou em julho, para todos os utilizadores, o Google Play Protect, um serviço de avaliação de apps instaladas.
Apesar do nome “agressivo”, a verdade é que este novo serviço falhou no primeiro teste a sério da AV-Test.
O Google Play Protect foi apresentado em maio, na I/O deste ano, e consiste num mecanismo de segurança para os utilizadores do Android. Este novo serviço faz uma análise frequente das aplicações que estão instaladas em cada equipamento Android e alerta os utilizadores caso seja detetado malware. Esta avaliação é feita de forma transparente e automática.
Google Play Protect é “fraquinho”
Para validar o poder deste serviço, a empresa alemã AV-Test decidiu colocá-lo à prova e os resultados não foram os melhores. Segundo as informações, este serviço apenas conseguiu detetar 65,8% de novos samples de malware.
Pior ainda foi o facto deste serviço apenas ter conseguido detetar 79,2% de malware que já é conhecido há mais de um mês!
Ao contrário deste novo serviço da Google, há muitos outros produtos que conseguem resultados “perfeitos” ao conseguirem 100% ou resultados muitos próximos dos 100%. Contas feitas, apesar do Google Play Protect 8.1 ter conseguido a pontuação máxima ao nível da usabilidade, chumba por completo naquilo que devia fazer muito bem… a proteção!
Com um serviço assim a questão é óbvia: Valerá a pena confiar num serviço como o Google Play Protect?
Todos os resultados podem ser consultados aqui.