As guerras dos sistemas operativos têm levado a que surjam frequentemente novas aplicações para permitir migrações rápidas e simples. A Apple tem uma dessas aplicações para migrar do Android e, agora, a Google tem também no Google Drive uma ferramenta que facilita a passagem do iOS para o Android.
A mais recente versão da aplicação Google Drive para iOS tem uma novidade que para muitos irá passar despercebida, mas que irá ser usada por todos os que decidam mudar para o sistema operativo da Google.
Presente nesta versão está a possibilidade de serem feitas cópias de segurança dos principais dados dos utilizadores do iPhone, integrando-as directamente nos serviços Google que, mais tarde, podem simplesmente ser aplicados em qualquer Android recente.
Para já, esta funcionalidade de cópias de segurança não atinge tudo, ficando limitada aos contactos, calendário, fotos e imagens. Este é um processo que deverá demorar algumas horas, pelo que a Google recomenda que liguem o iPhone à corrente e que o liguem a uma rede Wi-Fi.
Depois desta cópia e ao configurar a conta usada em qualquer Android, estes dados vão ser passados de forma automática para o novo equipamento. Vão ficar a faltar alguns elementos, tal como os SMS, as definições e os favoritos do browser do iOS.
Give the gift of @Android. Drive now makes transferring photos, videos, contacts & calendar events easier than ever. https://t.co/xZpaA3Zmgq pic.twitter.com/TRdH4AYEKd
— Google Drive (@googledrive) December 13, 2016
Caso queiram concretizar essa migração, a Google dá um último conselho precioso. É extremamente importante desligar o iMessage, sob o risco de não receber algumas mensagens que deveriam ser enviadas como SMS.
Depois da Apple ter apresentado em 2015 o Move to iOS, que tanta celeuma deu junto dos utilizadores do Android, é agora a vez da Google trazer uma forma de conseguir roubar utilizadores ao seu rival.