A Mozilla sempre procurou alargar o número de plataformas que suportem o Firefox. Com provas dadas em vários sistemas operativo, faltava apenas conseguir conquistar o iOS, onde já andava a dar os primeiros passos.
O Firefox chegou finalmente à App Store da Apple e todos os que quiserem podem usar o browser da Mozilla, em todo o seu potencial. O Firefox chegou de vez ao iOS!
Há já algum tempo que se esperava que a Mozilla desse os passos necessários para chegar ao iOS.
Depois de um período de testes, em que participaram apenas um grupo limitado de utilizadores, a Mozilla colocou finalmente o Firefox disponível na App Store.
Não existiu até agora qualquer anúncio deste lançamento, tendo o Firefox surgido pelas mãos de alguns utilizadores que o descobriram na App Store.
Dada a política da Apple em relação a browsers de terceiros na sua plataforma móvel, o Firefox vê-se obrigado a usar o motor de visualização web do Safari, mas isso não impede que não tenha algumas características interessantes.
O Sync é uma delas, que permite aos utilizadores usarem a sua conta Mozilla para sincronizarem toda a sua informação em todas estas plataformas e assim ter uma experiência de utilização transversal e única.
Mas há ainda a somar a isto outras funcionalidades. Falamos da pesquisa, que antecipa as necessidades dos utilizadores, prevendo as palavras que vão ser pesquisadas.
Temos ainda a pesquisa privada, que garante ao utilizador a anonimização dos seus dados sempre que navegar na Internet. Por fim a Mozilla deu um foco grande aos separadores, com a criação de identificadores visuais para fácil identificação.
Se são utilizadores do Firefox no desktop e querem começar a sua utilização no iOS então não percam tempo e instalem-no já.
Este é um passo importante para a Mozilla, que assim conquista mais um mercado e mais uma plataforma. Resta saber se a sua aceitação será tão grande como é no desktop e até no Android.