Pplware

O Facebook também está a desenvolver um telefone modular

Há já vários anos que se procura a forma de criar um smartphone modular, em que os utilizadores podem substituir componentes para terem os seus equipamentos sempre atualizados e sempre adaptados às suas necessidades.

Depois da Google e do seu projeto Ara, parece que chega agora a vez de o Facebook tentar a sua sorte e procurar desenvolver um equipamento destes. Ainda está em segredo, mas já se pode começar a ver as primeiras ideias.


Não é estranha a chegada do Facebook ao mundo dos smartphones. A maior rede social da Internet já antes tinha estado a trabalhar com outros fabricantes na criação de um smartphone Facebook. Nunca chegou a bom porto, mas as ideias existiram e mostraram o interesse nesta área.

A nova ideia do Facebook parece agora estar a tomar forma e deverá seguir um desenho modular, já antes tentado por outras empresas. Para o provar, o Facebook submeteu agora um pedido de patente onde é descrito um dispositivo modular que pode ser atualizado deforma simples.

Há ainda a dúvida se este novo dispositivo será apenas um smartphone ou se poderá ser também uma coluna de som interativa. A patente entregue tem também referente a este componente.

Segundo o Facebook, os criadores desta ideia são da equipa da empresa Nascent Objects, focada em criar equipamentos eletrónicos modulares, e que o Facebook comprou em setembro.

Também a responsável máxima da Building 8, a divisão de projetos especiais do Facebook, Regina Dugan, esteve ligada diretamente com o projeto Ara da Google, que pretendia criar um smartphone modular.

Como sempre, a existência de uma patente não declara diretamente que este produto vá algum dia ser construído, mas mostra que o Facebook está a trabalhar nesta área e que, quem sabe, um dia possa mostrar a sua proposta para o mercado dos smartphones modulares.

Exit mobile version