Apresentado em maio, o Essential Phone entusiasmou os fãs da tecnologia que ficaram ansiosamente a aguardar o início da comercialização para comprovar a validade das promessas.
Após alguns atrasos e algumas saídas da empresa, o Essential Phone vai finalmente começar a ser enviado na próxima semana.
Em maio, Andy Rubin, o proclamado pai do Android, surpreendeu o mercado e apresentou o Essential Phone, um smartphone para competir no segmento de topo e que apresentava umas características bastante interessantes. Ao mesmo tempo foi também apresentada uma assistente pessoal para casa.
Tendo iniciado as reservas logo após o lançamento, Andy Rubin prometeu que o Essential Phone iria começar a ser enviado algumas semanas depois, sem que isso acontecesse ou que houvessem quaisquer informações que o justificassem. Além dos atrasos no envio das unidades reservadas, a Essential sofreu também algumas baixas com a saída de alguns executivos, como é o caso do ex-responsável de marketing, Andy Fouché.
Após algum tempo de atraso, o Essential Phone irá começar finalmente a ser enviado na próxima semana. Quem reservou uma unidade em cor Black Moon começou já a receber um email a informar que a unidade reservada já foi produzida e que deve proceder ao pagamento para que o Essential Phone seja enviado. Já quem reservou a cor Pure White, terá de esperar mais algumas semanas.
Para quem não conhece, o Essential Phone irá chegar com um ecrã sem margens, processador Qualcomm Snapdragon 835, Adreno 540, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A câmara traseira será dupla, com ambos os sensores a serem de 13 MP, e a câmara frontal será de 8 MP. A bateria terá 3040 mAh e a construção será em cerâmica e titânio, prometendo uma resistência a quedas acima da média.
Essential já vale mais de mil milhões de dólares
A Essential é a empresa criada por Andy Rubin para albergar as vendas do Essential Phone. Embora ainda não tenha nenhuma unidade comercializada, esta é uma empresa que já se tornou num unicórnio, termo vulgarmente usado para startups que ultrapassam a meta de mil milhões de dólares de valorização.
A new unicorn is born
Foxconn's FIH Mobile paid $3mln for around 0.25% of @Arubin's smartphone startup Essential Products pic.twitter.com/RQKO3kFbwk— Tim Culpan (@tculpan) August 14, 2017
Esta informação surgiu sob as mãos de Tim Culpan, colunista da Bloomberg, que anunciou o investimento de 3 milhões de dólares da FIH Mobile em troca de 0,25% da Essential, o que equivale a uma valorização total de 1,2 mil milhões de dólares.
Este valor acaba por parecer excessivo, tendo em conta que a Essential ainda não vendeu qualquer unidade dos seus produtos. No entanto, tal investimento mostra a confiança do mercado tanto no Essential Phone como em futuros desenvolvimentos que Andy Rubin possa apresentar.