Enquanto a maioria dos fabricantes da área da electrónica trabalham para ter equipamentos com ecrãs com resolução 1080p (fullHD) e alguns aventuram-se nos 2K e 4K, a Samsung e 13 parceiros, juntamente com o governo coreano, vão investir cerca de $26.5 milhões num projecto com o objectivo de criar um ecrã para smartphones com resolução 11k.
Exagerado? Saiba qual o objectivo.
A Samsung quer, mais uma vez, marcar a história do mundo da tecnologia, em concreto dos ecrãs e está já a trabalhar para lançar no mercado smartphones com ecrãs com resolução 11k e densidade de pixels de 2.240ppi (píxeis por polegada).
Para se ter uma ideia do “exagero” deste número, actualmente o ecrã que oferece uma maior densidade de píxeis tem, aproximadamente, 600 ppi. O mais recente Galaxy S6 edge “apenas” tem um ecrã de 577 ppi com resolução de 1440 x 2560 píxeis.
Segundo as informações publicadas no site ETNews, além da super qualidade dos 11k, o objectivo da Samsung é criar um efeito 3D. Os primeiros protótipos de ecrãs 11k poderão chegar já em 2018 aquando dos Jogos Olímpicos de Inverno que se realizam na cidade sul-coreana de Pyeongchang.
We are hoping that we are able to show such technologies at Pyeongchang Olympics if there is a progress in developing technologies. Although some might think that 11K as ‘over specification’ that consumers do not need, this can work as a basis for Korean display industry take another leap if related materials and parts improve through this.
Chu Hye Yong, Directora executiva da Samsung
De acordo com um estudo realizado pela DisplayMate Technologies, o olho humano apenas consegue distinguir até uma resolução de 477ppi a uma distância de 30cm. No caso do objecto estar a 20 cm, o olho humano poderá distinguir até 716 ppi.