A Mozilla tem procurado implantar o seu sistema operativo no mercado, de forma muito discreta mas sempre com a ideia deste se dedicara a mercados emergentes.
O seu caminho continua a se trilhado e a Mozilla anunciou agora a chegada a mais um importante mercado. O FireFox OS chegou agora aos mercados Africanos.
As intenções da Mozilla para o seu Firefox OS são simples e bem claras. Não pretende que este já sustentar equipamento de topo que concorram com o iPhone ou qualquer Android topo de gama, mas sim que possa ser disponibilizado em equipamentos de entrada de gama, desenhados e criados para quem vai ter um primeiro contacto com os smartphones.
É por isso que os planos da Mozilla cobrem os mercados emergentes e onde a adesão a este tipo de equipamentos é ainda muito reduzida e onde se está a dar os primeiros passos.
Com a chegada ao continente Africano, em particular ao Senegal e a Madagascar, a Mozilla começa a sua entrada numa área onde até agora se desconhecia a utilização deste tipo de equipamentos.
A entrada nestes dois países faz-se com a Orange, operadora que já antes tinha firmado uma parceria com a Mozilla para a produção de equipamentos e para suporte ao próprio projecto do Firefox OS.
Os planos da Mozilla estão traçados e querem continuar a apostar em fazer chegar o seu Firefox OS ao resto da Europa e ao Médio Oriente, onde esperam conseguir ter uma adesão forte.
Os equipamentos são, como se disse antes, de entrada de gama e por isso vão ser de baixo custo. O próprio Firefox OS requer poucos recursos e assenta numa filosofia muito virada para a Web e para os recursos que esta pode oferecer.
Apesar de ainda não ter uma expressão significativa, espera-se que o Firefox OS cresça e se torne um dos sistemas operativos móveis com grande sucesso e adesão.