Comprar um smartphone é sinónimo de um investimento de alguns (muitos) euros. Nesse sentido é importante ter as melhores proteções no dispositivo, caso tenhamos algum azar com o mesmo.
Uma película e uma capa ajudam sempre na proteção, resistência e longevidade do smartphone. Conheçam quais os tipos de capas e películas que existem no mercado.
Se pretende ter um smartphone que seja resistente a quedas, à prova de água e poeiras e que não seja daqueles todo-o-terreno, então o investimento recai igualmente para os acessórios – uma película para o ecrã e uma capa para a proteção total do smartphone.
Vantagens e Desvantagens de ter proteção no smartphone
No que respeita às vantagens:
- Para quem tem um pouco de azar e é mais descuidado, a capa é muito mais do que um bom investimento, pois, o smartphone está mais protegido e o ecrã com a película tem menos probabilidade de riscar.
- No caso, de revenda do smartphone, usar uma película e capa permite que a longevidade do smartphone seja prolongada e que as condições gerais do dispositivo sejam preservadas, não desvalorizando o total do investimento.
- Devido à grande variedade de capas para os smartphones, tanto das pré-fabricadas como as capas personalizadas, o dispositivo móvel tem sempre um toque estético da pessoa.
Relativamente às desvantagens:
- Ao usar uma capa, esta pode tornar o smartphone mais volumoso, ocupando mais espaço, no bolso ou carteira, contudo, com a alta personalização das capas neste momento, isto é um aspeto meramente de design.
- Os meios de proteção do smartphone não são infalíveis, portanto, é necessário investir em materiais de qualidade de modo a promover uma melhor proteção e resistência.
- As capas tendencialmente acumulam alguma sujidade, sendo preciso o seu cuidado e limpeza.
- As capas fechadas ou flip podem sobreaquecer o smartphone, podendo afetar o funcionamento da bateria e mesmo o próprio funcionamento do dispositivo móvel.
Tipos de capas
Existem diversos tipos de capas:
- Bumper – envolve as laterais do smartphone, deixando o ecrã e a parte traseira desprotegidas. Esta capa é mais leve e menos volumosa, que protege apenas as partes mais suscetíveis aquando em queda, facilmente poderá quebrar.
- Flip – uma capa que envolve a totalidade do dispositivo, protegendo todos os ângulos.
- Capa de silicone – protege apenas as laterais e a traseira do smartphone, sendo constituída por um material maleável e acessível ao nível de custos.
- TPU (Polímero Termoplástico) – protege apenas as laterais e a traseira do smartphone, porém é mais rija e resistente. Esta oferece mais proteção do que as de silicone.
- Capa com zíper – semelhante a um porta-moedas. Esta não evita a quebra e risco em situação de queda ou choque.
Tipos de películas
O mundo das películas está em constante evolução e mudança, apresentamos as bases dos conceitos das películas:
- Película protetora – material à base de plástico, possibilita a proteção apenas contra arranhões, sujidade e gordura, não sendo aconselhável, pois, não é útil para evitar a quebra do ecrã. Esta também tem um desgaste rápido.
- Película de vidro temperado – de material mais rijo e espesso, esta promove muito mais a proteção contra riscos, quebra, gordura face à película de plástico. Também é igualmente eficaz na segurança e funcionamento do ecrã durante a exposição de água e poeiras.
A justificação do investimento em acessórios que incrementem a proteção, resistência e longevidade do smartphone provém do que a pessoa deseje, do estilo de vida e visão para o futuro. Estes acessórios ajudam na durabilidade do seu dispositivo, sendo sempre um investimento positivo.
Agradecimento à Lmobile pela escrita deste artigo. A Lmobile é a marca Portuguesa líder no mercado dos acessórios para telemóvel.