A OnePlus começou a atualizar os seus smartphones de 2018, o OnePlus 6 e OnePlus 6T com a mais recente versão da sua OxygenOS. Para o primeiro chega a OxygenOS 9.0.4 e, para o segundo, a OxygenOS 9.0.12. No seu interior, ambas trazem uma profunda integração com o serviço de vídeo-chamadas Google Duo.
O leque de novidades traz também o reforço da segurança para cada um destes smartphones, entre outras melhorias que em seguida daremos a conhecer.
Primando pela atenção dada aos seus utilizadores, esta fabricante chinesa continua a reforçar a sua própria interface. A sua “máscara” para o Android puro ou stock, baseando-se atualmente no Android Pie 9.0, a sua mais recente versão.
Já atualizou o seu OnePlus 6 ou OnePlus 6T?
Agora, ambos os smartphones lançados em 2018, na primeira e segunda metade do ano respetivamente, começam a ser atualizados. Podem até ter uma versão distinta da OxygenOS (olhando para o número da compilação), mas a sua lista de mudanças é a mesma.
Em primeiro lugar, temos aqui uma atualização incremental. Um pequeno passo com o intuito de melhorar a experiência de utilização de ambos os dispositivos móveis. Como tal, o novo software de sistema (vulgo firmware) está a ser distribuído de forma gradual e faseada a todas as unidades.
Partilhando agora um pequeno truque que uso há já alguns anos, se quer receber imediatamente as atualizações há uma boa forma de o fazer. Logo que a sua disponibilização tenha início, como é o caso desta nova versão, utilize uma VPN. No meu caso, utilizei a VPN Windscribe pela facilidade de utilização.
Como imediatamente a nova OxygenOS?
Com a VPN instalada no seu smartphone, escolha a região ou país do Canadá, ou Alemanha. Por via da regra, estes são os primeiros países a receber as novas atualizações de software OnePlus. Já neste caso concreto, optei por uma das soluções (pontos disponíveis) na Alemanha. Imediatamente, a notificação de atualização surgiu no meu ecrã.
Para o OnePlus 6 temos aqui um pacote de 143 MB pelo que aconselho que faça o download através da ligação Wi-Fi. Assim, evitará sacrificar o seu plano de dados. Já consoante a sua velocidade de ligação, o tempo de descarregamento variará entre alguns segundos a alguns minutos.
Findo o download, a instalação será rápida. Em seguida, o smartphone será reiniciado e, após este processo, terá o seu equipamento atualizado. Contudo, afinal o que é que muda com esta nova versão da OxygenOS?
A integração com o Google Duo e não só!
Para o OnePlus 6T temos otimizações para o seu ecrã, para o OnePlus 6, não. Contudo, os demais pontos e melhorias são partilhados entre ambos os terminais, começando desde logo pelas correções de erros ou bugs no seu sistema.
Em seguida temos também a integração do Google Duo em mais aspetos da OxygenOS. Mais concretamente, encontrará o Google Duo -a app e serviço de vinde-chamadas da Google – nas Mensagens. Sob a forma de um novo ícone no canto superior direito ao abrir uma conversação.
Agora, imediatamente à esquerda do ícone do Telefone, encontrará o ícone do Google Duo. Ao pressionar o novo ícone ligará ao contacto em questão através do Duo. Assim, concretiza-se a integração mais profunda e notória entre o serviço da Google e a UI da OnePlus.
Por fim, temos também o patch (correções) de segurança datado de 1 de janeiro de 2019, apesar de a Google já ter disponibilizado o patch de fevereiro.