Pplware

Crescimento do Android ainda é superior ao iOS, mas abrandou

Os números de vendas de smartphones têm crescido de forma galopante ao longo dos anos. Dificilmente se vêem quebras e as marcas continuam a crescer.

Os mais recentes números apresentados pela Kantar mostram agora que esse crescimento desacelerou mas que o Android continua a crescer, roubando ainda assim utilizadores à concorrência.

Os resultados de vendas que a Kantar apresentou são referentes aos 3 meses anteriores a Abril deste ano e mostram o que já vinha falado há algum tempo.

O crescimento do mercado de smartphones continua, tal como era esperado, mas a um ritmo inferior. O Android mantém a liderança, quer nas vendas quer no crescimento, já o iOS e o Windows Phone estão a perder terreno, nalguns países com valores muito elevados.

Na maioria dos casos, esta diminuição de vendas foi absorvida directamente pelo Android, sendo esta a fonte de crescimento que se verifica.

As quebras de vendas do iOS

Nenhum destes valores é estranho e sabia-se já que o iOS estava a perder terreno, tal como a Apple apresentou quando mostrou os seus últimos resultados trimestrais. O iOS apenas consegue crescer no Reino Unido e em França, com valores de crescimento de 0,4% e 3,6%.

A queda continuada do Windows Phone

Também a posição do Windows Phone é de queda. O sistema operativo da Microsoft tem quebras em todos os países, mesmo aqueles onde tinha quotas de mercado mais elevadas. A França e a Itália são onde mais essa quebra se nota, com os valores a descerem 8,4% e 6,9%.

Os valores da Kantar não são, como se disse antes, uma surpresa para quem tem acompanhado o mercado. A quebra do iOS manifestou-se de forma expressiva com a Apple a apresentar pela primeira vez em anos quebras nas vendas. O caso do Windows Phone e do Windows 10 é também conhecido, com os utilizadores a abandonarem este sistema operativo.

O Android é o único que cresce, absorvendo todos os utilizadores que abandonam as restantes plataformas. Mesmo mantendo esse crescimento positivo, abrandou o ritmo e cresce agora a um ritmo mais lento.

Kantar

Exit mobile version