Por João Ferrreira para o Pplware, directamente de Espanha
O Firefox OS e o ZTE Open já estão no mercado internacional há algumas semanas e começam, a pouco e pouco, a ganhar o seu espaço num segmento dominado quase na totalidade pelo Android e iOS.
Para quem tem andado mais distraído, o Firefox OS é uma plataforma para dispositivos móveis, desenvolvido pela Mozilla ao longo dos últimos dois anos, que se destina numa primeira fase a telemóveis de baixo custo e que será posteriormente usado em tablets.
Como base desta análise foi utilizado o ZTE Open da espanhola Movistar. Este foi o primeiro modelo a ser comercializado por uma operadora e surpreende, de forma positiva, pela sua estabilidade e fluidez.
As especificações são algo limitadas quando comparadas com os padrões actuais mas não nos podemos esquecer que este telemóvel custa apenas 69€ em Espanha.
O telefone vem com um capa plástica pintada com tinta de borracha que oferece uma excelente aderência. É bastante leve e pequeno tendo as dimensões de 114 x 62 x 12.5 mm.
O ecrã modesto de 3.5 polegadas tem uma resolução HVGA (320 x 480 pixéis) e permite dois pontos de toque em simultâneo.
Tem 256 MB de RAM e permite expansão com cartões microSD até 32 GB. De referir que o dispositivo já vem de fábrica com um microSD Toshiba de 4GB.
Ao nível de interfaces de comunicação, o ZTE Open vem com Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 2.1. Além disso, traz também uma porta micro USB, um jack áudio 3.5 e a bateria é de 1200mAh o que dá uma autonomia razoável.
O processador é um Cortex-A5 de 1.0Ghz e o GPU é um Adreno 200, inclui ainda acelerómetro, sensor de proximidade e rádio FM.
A câmara de apenas 3.2 MPx permite tirar fotográfias com qualidade razoável..
Resumo Especificações
- CPU: Cortex-A5 de 1.0Ghz
- GPU: Adreno 200
- Dimensões: 114 x 62 x 12.5 mm
- Ecrã: 3,5”, resolução HVGA (320 x 480 pixéis)
- RAM: 256 RAM
- Memória de armazenamento: 4GB
- Comunicação:
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- Bluetooth 2.1
- Interface micro USB
- Jack Audio 3.5
- Bateria de 1200 mAh
- Sensores: acelerómetro, sensor de proximidade
- Rádio FM
Em Espanha está disponível apenas em Azul mas também existe uma versão em laranja que está a ser comercializada via ebay, em Inglaterra e nos Estados Unidos pela ZTE.
Este ZTE Open vem com o Firefox OS 1.0.1.0 Pre Release e já com algumas aplicações base instaladas, como por exemplo, cliente de email, calendário, mapas Nokia, leitor de música e de vídeo, calculadora e o browser óbvio Firefox.
O ecrã principal mostra o relógio e até 6 ícones na barra inferior, ao deslizar para o lado esquerdo temos acesso ao menu de pesquisa e para o lado direito às aplicações instaladas.
As notificações são apresentadas como no Android… é necessário puxar a barra superior para baixo.
O Firefox OS tenta fazer a diferença com a pesquisa adaptativa e com a loja de aplicações em HTML5.
Começando pela pesquisa, o telemóvel adapta-se automaticamente aos resultados. Aplica um ecrã de fundo relacionado e mostra alguns atalhos para aplicações e páginas na web, permitindo seleccionar os atalhos para adicionar à lista de aplicações.
As aplicações para esta plataforma são feitas exclusivamente em HTML5, CSS e JavaScript. Isto significa que existem milhões de programadores prontos a desenvolver coisas fantásticas sem necessidade de aprender uma nova linguagem.
A loja de aplicações funciona sem ser necessário registo,sendo apenas necessário uma conta para avaliar e comentar, ou para comprar aplicações.
O número de apps é pequeno, quando comparado com outras plataformas, mas não nos podemos esquecer que está a crescer de dia para dia e os equipamentos com Firefox OS ainda estão disponíveis em poucos países.
O twitter e o facebook já estão disponíveis para a plataforma e ambas proporcionam uma experiencia de utilização rica, semelhante à do Android e do iOS.
Os botões físicos são semelhantes ao do iPhone. Possui um único botão HOME que minimiza as aplicações ao toque e que permite fechar ou alternar entre elas com um toque prolongado, também possui um botão de power e os botões de volume.
Os dados dos primeiros tempos de vida do sistema são animadores, e em pouco todo o stock destinado às vendas no ebay nos Estados Unidos e em Inglaterra esgotou.
O ZTE Open não é o único equipamento no mercado com Firefox OX. Existe também o Alcatel One Touch Fire que é comercializado na Polónia e os geeksphone destinados essencialmente a programadores. Em Portugal chegou a ser anunciado como um dos primeiros países onde ia ser lançado o sistema pela TMN, mas até ao momento não existe qualquer informação oficial sobre datas.