Embora existam vários testes de benchmarks para medir o desempenho dos dispositivos, o Antutu Benchmark é um dos mais conhecidos e dos mais usados.
Não sendo ainda oficial, a Antutu reformulou a sua aplicação e adicionou novos testes. Conheça, e teste, o novo Antutu v7.0.1.
Uma das melhores formas de avaliar o desempenho de um smartphone é através de um teste de benchmark. Este teste coloca à prova a performance do desempenho e atribui uma nota com base em vários critérios, que podem ser depois comparados com outros dispositivos. De entre os vários testes disponíveis nas lojas de aplicações, o Geekbench e o Antutu são os testes de benchmark que colhem a preferência de grande parte dos utilizadores na hora de avaliar os seus smartphones.
No entanto, com a evolução do hardware e software, é preciso também que estes testes evoluam para acompanhar as crescentes exigências do utilizador e para que ofereçam um resultado o mais realista possível. Foi isso que o Antutu fez recentemente, com o desenvolvimento da versão 7.0.1 do seu benchmark. Embora ainda não seja oficial, conheça aqui as novidades deste novo teste.
Antutu Benchmark V7.0.1 – Novos critérios e novas pontuações
Embora ainda não tenha sido oficializado pela Antutu, já está a circular uma nova versão, a 7.0.1, que introduz uma série de novidades que fazem deste teste uma ferramenta ainda mais completa.
Novo design
Com esta nova versão, a Antutu renovou o visual da sua aplicação. Além de ter um dado um ar mais jovem, tendo largado os tons escuros e apostado nos tons claros, conseguiu também uma melhor organização de cada um dos componentes.
Novos testes
Para começar, no teste de benchmark do Antutu foram introduzidos novos critérios e novos testes para que seja feita uma análise mais detalhada do desempenho. Além de novas animações 3D, foram também inseridos testes de processamento de imagem e, tal como existem noutros testes, leitura de códigos QR e desempenho em scroll, a abrir imagens e a editá-las.
No final, pelo menos nos dispositivos que testámos, verificou-se um crescimento acentuado nas pontuações finais, com o OnePlus 5T a registar 210006 pontos, face aos 179387 anteriores, e o Huawei P10 registou 152287 pontos, face aos 139054 pontos anteriores.
Além do teste tradicional, mantém os testes de LCD, escala de cinzas, barra de cor e multi toque, sendo agora acrescentado o teste de HTML5 e de Stress.
Monitorização de bateria
O Antutu dispõe agora de uma nova ferramenta de monitorização da bateria, que informa em tempo real qual a temperatura do dispositivo, além de guardar um histórico tanto da temperatura como do nível de bateria.
Além disso, permite ainda verificar a carga e a velocidade de relogio de cada um dos núcleos do CPU ou geral, assim como o historial de carga.
Para que possa acompanhar constantemente estes dados, a Antutu criou uma barra na área de notificações com a temperatura e a carga do CPU, que pode ser desativada no menu hambúrguer.
Novo Ranking
Com a introdução dos novos testes, têm-se registado uma grande variação entre os antigos e os novos valores. Assim, e de forma a apresentar um ranking justo, a classificação só será exibida dentro de um mês, para que seja criado um historial de testes com os novos parâmetros.
Teste já o novo Antutu Benchmark V7.0.1
Embora ainda não esteja disponível para instalar pelos canais oficiais, já é possível testar esta nova aplicação através da instalação do APK, que pode descarregar aqui.
Após instalar a nova versão, o Antutu irá pedir para atualizar o 3DBench, encaminhando-o para a loja de aplicações. Uma vez que a nova atualização ainda não está disponível, retroceda de novo para a aplicação, onde o Antutu irá questionar se pretende fazer o download desta segunda aplicação. Deve então carregar em download, aguardar que descarregue a aplicação e, posteriormente, instalá-la. Depois estará tudo pronto para usar esta nova aplicação.