Se há algo que os utilizadores do WhatsApp se podem queixar é da falta de suporte desta aplicação para as diversas plataformas onde corre. Ao contrário de outras aplicações, sempre que surge uma novidade ela é lançada em todas as versões existentes.
A mais recente novidade, a possibilidade de serem feitas chamadas de voz, tem estado a ser lançada de forma transversal e chegou já também ao BlackBerry, sendo dado mais um passo no sentido de ser universal.
De forma muito consistente e firme o WhatsApp tem lançado a sua mais recente novidade nas plataformas em que disponibiliza o serviço.
Depois de testes exaustivos e muito pormenorizados na versão Android, fez sair para todos os utilizadores esta funcionalidade, através de uma simples actualização da aplicação.
Depois do Android o passo lógico foi a actualização da versão para iOS, se bem que sem ser massificada e com limitações na sua utilização. A ideia da disponibilização passa pelo alargamento gradual, não apenas para testar a funcionalidade de forma controlada, mas também para limitar problemas, caso eles surjam.
Depois da chegada a estas duas plataformas era altura de a trazer também para outras e o escolhido foi agora o BlackBerry.
A mais recente versão do WhatsApp para o BlackBerry traz já a novidade de poderem ser realizadas chamadas de voz dentro desta rede, entre utilizadores do serviço e dispensando assim parte dos serviços dos operadores.
Na verdade a funcionalidade de chamadas de voz estava já disponível há alguns meses nas versão beta do WhatsApp para BlackBerry, mas a versão agora lançada na loja de aplicações deste sistema operativo, a 2.12.1.2, vem trazer para todos a novidade.
Para a maioria dos utilizadores será algo de novo e que muitos vão apreciar, por permitir realizar chamadas de voz de forma gratuita, dentro desta rede. Quem quiser testar a nova versão apenas necessita de actualizar ou instalar o WhatsApp.
Para além das chamadas e voz, a nova versão contempla ainda outras novidades como a pesquisa de mensagens, conversas ou contactos de forma individual, a definição de toques específicos para cada tipo de alertas da aplicação e outras pequenas melhorias pontuais em diversas áreas. Há ainda as normais correcções de problemas.
Depois do Android, do iOS e do BlackBerry, espera-se que seja o Windows Phone o próximo a ter as chamadas de voz disponíveis. Isso será algo que deve chegar nos próximos tempos, mas que apenas a WhatsApp saberá como, quando e em que moldes.