Já diz o ditado que “Quem espera… desespera!”. Passado quase um ano desde o lançamento do Android Nougat, o problema da fragmentação continua a ser um fantasma para muitos dos utilizadores que têm Android.
De acordo com números oficiais da própria Google, o Android Nougat está apenas instalado em 11,5% dos dispositivos.
Os utilizadores que comprem dispositivos com Android correm o risco de ter de esperar uma “eternidade” para receber a versão final do sistema. Tal cenário não é propriamente uma novidade e a culpa não é da Google mas sim das estratégias dos fabricantes que demoram em lançar a última versão para os seus dispositivos (para alguns modelos não é disponibilizada qualquer tipo de atualização).
Do lado oposto temos a Apple onde este é quase um não problema. Mas vamos aos números oficiais da Google.
Segundo a informação publicada aqui, o Android Marshmallow, lançado em 2015, continua a ser a versão mais popular da plataforma da Google com 31,8% e até cresceu 0,6% comparativamente a Junho.
O Android Lollipop é a segunda versão mais popular estando atualmente presente em 30,1% dos dispositivos. A última versão do Android, o Nougat (7.0 e 7.1) tem agora um share de 11,5% (em junho era de 9,5%).
Os números da Google mostram claramente que muitos dos fabricantes de smartphones demoram a lançar as atualizações. Seja por questões de estratégia de mercado ou por falta de recursos, a verdade é que o utilizador final é sempre o prejudicado.
E você, já tem o Android Nougat no seu smartphone?
Fonte: Android Developers