Pplware

Cellebrite garante que consegue desbloquear qualquer smartphone

O caso de San Bernardino mostrou ao mundo que dificilmente existem equipamentos que podem ser mantidos invioláveis. A Cellebrite foi chamada a intervir e, em pouco tempo, deu ao FBI toda a informação contida no iPhone em causa.

Mas a empresa israelita parece estar a controlar esta área, tendo alertado que não existe um equipamento que não acede, com recurso ao software que produzem.

A Cellebrite é de longe a mais conhecida das empresas de segurança a que os governos recorrem. É capaz de aceder aos dados de qualquer smartphone, em questão de minutos, obtendo depois os ficheiros e as informações dos utilizadores, mesmo em situações em que os dados estão cifrados.

Segundo informações dadas pela própria Cellebrite à AFP, são necessários apenas alguns segundos para quebrar e aceder a um smartphone, não se ficado apenas pelos ficheiros mais básicos, conseguindo aceder a toda a informação. A Cellebrite vai até mais longe e consegue recuperar mensagens que os utilizadores eliminaram há alguns anos, tendo assim um grau de sucesso muito elevado.

Os grandes clientes da Cellebrite são os governos, com quem a empresa tem já contratos celebrados. Ao todo, são 115 os países com quem a Cellebrite está a trabalhar, maioritariamente para conseguir aceder a dados de equipamentos.

A solução que a Cellebrite usa recorre a hardware para conseguir explorar as falhas existentes nos sistemas operativos. Todo os meses a Cellebrite recebe perto de 200 novos equipamentos, que a sua equipa de 250 pessoas tenta de imediato conseguir quebrar. Estes processos demoram de alguns dias a vários meses.

Segundo os seus responsáveis, a Cellebrite é, em alguns casos, a única empresa a conseguir quebrar e dar acesso aos ficheiros presentes. É esta capacidade única que a leva a ser escolhida por todos estes países e governos.

O caso do iPhone de San Bernardino mostrou que a Cellebrite tem um serviço único e que consegue facilmente contornar todos os mecanismos de segurança impostos, quer sejam de elevada complexidade ou a mais simples das medidas. Aparentemente não existe um dispositivo que não consigam quebrar e isso tem sido o cartão de visita única desta empresa.

Exit mobile version