Pplware

Cabos USB Tipo-C podem matar o smartphone! Mas há solução

São várias as vantagens do novo protocolo USB Tipo-C. Como sabemos a interface é reversível e este protocolo permite velocidades de transmissão na ordem dos Gbps o que é ideal para a transferência de vídeo de alta resolução etc.

Mas nem todos os cabos USB Tipo-C são criados com a mesma qualidade o que significa que não cumprem as especificações do protocolo, podendo danificar inclusive o seu smartphone, tablet, TV, etc. Mas já há solução.

Foi em Agosto de 2013 que o USB 3.0 Promoter Group anunciou as especificações do “novo” standard USB, a versão 3.1 (USB Tipo C). Além de ser reversível, o USB 3.1 pode chegar aos 10 Gbps (o dobro da versão 3.0), uma vez que suporta a tecnologia “SuperSpeed+”.

Mas, desde o seu anúncio, muito se tem falado na má construção dos cabos que podem inclusive matar o seu telefone ou computador. Como aparente solução existe agora uma proposta que envolve um sistema de autenticação para o protocolo. Na prática, esta nova especificação para o USB Tipo-C (USB-IF has unveiled) permitirá que haja uma pré-comunicação end-to-end antes que os dados sejam transmitidos. Se ligarmos, por exemplo, um cabo que não cumpra as especificações do protocolo USB Tipo-C ao nosso PC, a ligação simplesmente não funcionará!

Além de proteger os equipamentos ao nível físico, este novo mecanismos de autenticação poderá também ajudar no “combate” ao malware. Por exemplo, numa empresa, usando este novo protocolo de autenticação, poderão ser usados certificados que permitam que os dispositivos da empresa funcionem apenas com cabos que tenham esse certificado.

Se o utilizador pretender também carregar o seu equipamento num aeroporto, café, área de serviço, etc, será possível que este escolha “carregadores certificados” para que assim não corra risco de danificar o smartphone, tablet, etc.

Exit mobile version