Pplware

bq Aquaris M 2017 – Um smartphone com sabor a… 2015

Após um bom começo, a bq tem perdido o fulgor que teve noutros tempos, após vários lançamentos sem grande sucesso.

Sem se perceber o porquê, volta a lançar um novo smartphone sem sentido, o bq Aquaris M 2017, exatamente igual ao seu modelo de 2015.


A bq foi uma marca que soube, desde cedo, levar um crescimento sustentado, desenvolvendo os seus serviços, e acima de tudo a sua assistência, por onde se destacou.

Após iniciar o seu negócio com o uso de modelos chineses generalistas de smartphones e tablets, a marca espanhola foi evoluindo os seus produtos e serviços até ter começado a desenvolver o seu próprio design na bem sucedida gama E. Todos os smartphones desta gama receberam a atualização para o Android 5.0 Lollipop, menos o bq E5 FHD, que acabou por manchar um pouco o nome da marca e resultou no abandono quase total dos processadores MediaTek.

A partir da gama seguinte, a M, a bq melhorou consideravelmente o hardware, no entanto, acabou por exagerar no aumento dos preços, o que resultou numa baixa adesão a estes modelos quando comparado à gama anterior.

A lutar contra problemas financeiros, a bq tem tentado introduzir outros modelos no mercado, como a gama X e U, sem que consiga atingir o sucesso que em tempos já teve.

Para 2017, a marca espanhola acabou de apresentar um novo modelo, o bq Aquaris M 2017, que acaba por não ter grande sentido no seu lançamento. Ao analisar as suas características, percebemos que este é igual ao bq M5.5 lançado em… 2015.

 

Um verdadeiro regresso ao passado… até no SO

No bq M 2017 podemos encontrar um ecrã de 5,5″ FullHD com tecnologia QuantumColor +, processador Qualcomm Snapdragon 615, GPU Adreno 405, 2 ou 3 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento interno.

Para fotografia temos uma câmara traseira de 13 MP com sensor Samsung S5K3M2 ISOCELL, com abertura f/2.0, e uma câmara frontal de 5 MP.

Adicionalmente, podemos encontrar uma bateria de 3620 mAh, GPS e GLONASS, LTE, Wi-Fi 802.11b/g/n/ac e Bluetooth 4.1. O sistema operativo é outro aspeto estranho neste novo bq, já que a marca apostou no antigo Android 6.0.

A única diferença aparente entre ambos, é o sistema operativo, uma vez que o bq M5.5 foi lançado com Android 5.1, já atualizado para Android 6.0.1. A bq acabou assim por lançar um novo smartphone, mudando-lhe o nome, onde acrescentou a referência ao ano de 2017, embora não passe de um smartphone de 2015.

A nível de preço, o novo bq M 2017 terá um custo de 189,99€ para a versão de 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, enquanto a versão com 3 GB de RAM irá custar 269,99€.

Exit mobile version