Se utiliza moderada ou intensivamente o seu smartphone durante o dia, é provável que aproveite a noite para o carregar, especialmente enquanto dorme. Por saberem que se trata de um hábito muito comum, os bombeiros de Montreal aconselham os utilizadores a deixarem de carregar o seu smartphone durante a noite.
As autoridades de emergência da cidade de Montreal, no Canadá, estão a aconselhar os utilizadores de smartphones a não carregarem os seus dispositivos durante a noite, enquanto dormem.
O aviso surge, após um incêndio devastador, no porto de Montreal, há poucas semanas. Na altura, um contentor que transportava 15.000 quilos de baterias de iões de lítio, equivalentes a cerca de 200 automóveis da Tesla, incendiou-se e provocou um incêndio descomunal.
Aliás, o fumo e o cheiro a químicos queimados terão permanecido no ar durante horas, e 100 pessoas tiveram de ser foram evacuadas, segundo a imprensa.
Na dúvida, tente carregar o smartphone durante o dia
Conforme o alerta deixado pelos bombeiros, a preocupação prende-se com as baterias de iões de lítio utilizadas para alimentar os smartphones, que podem pegar fogo enquanto o telemóvel está a carregar e o utilizador está a dormir.
Quando uma destas baterias se inflama, fá-lo com uma intensidade semelhante à de um maçarico, desencadeando um incêndio difícil de apagar, que exige muito tempo e muita água.
Assim sendo, ao certificar-se de que está acordado e alerta enquanto o smartphone carrega, se houver um incêndio, pode apagá-lo antes que se espalhe e se torne problemático.
Além de carregar o smartphone durante o dia, ou enquanto estiver acordado, certifique-se de que utiliza um carregador adequado/ original, e não uma imitação que pode dar problemas, e assegure que coloca o seu dispositivo a carregar numa superfície dura, não inflamável.